Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até o final do mês
De acordo com a legislação vigente, o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos trabalhadores deve acontecer até o dia 30 de novembro. O prazo foi estipulado para que a gratificação consiga ser usada e parte desde dinheiro retorna a economia.
Para saber quem tem direito, é preciso entender que todos os funcionários que trabalham com carteira assinada e já concluíram os 12 meses de trabalho (um ano), recebem a cota total do 13º salário. Para quem está prestando serviço, ou não completou os 12 meses de trabalho, deve receber o pagamento de forma proporcional.
Quando o 13º salário será pago?
De acordo com a legislação e o Supremo Tribunal Federal, o pagamento faz parte dos direitos trabalhistas e por isso, pertence a todos os trabalhadores. Os empregadores são os responsáveis pelo pagamento que tem data prevista para o dia 30 de novembro dar início a primeira parcela.
É comum que o valor a ser pago seja dividido em duas parcelas, com a segunda parcela marcada para ser paga no dia 20 de dezembro. Porém, existem casos em que o trabalhador é pago em apenas uma parcela. Tudo depende do combinado.
Como calcular o valor?
Para calcular o valor do 13º salário quem não tem direito a receber o valor total, é preciso fazer uma conta para descobrir de quanto será o proporcional. O primeiro passo é pegar o valor do salário, e dividir pelo número total de meses no ano, no caso, 12.
O resultado será o total a ser pago por mês. Em seguida, para descobrir qual o valor a receber, basta multiplicar o valor pelo número de meses trabalhados. Caso a empresa for pagar em duas parcelas assim como a grande maioria dos empregadores, basta dividir esse valor por 2, e então terá o valor calculado de quanto receberá proporcionalmente.