Qual o prazo máximo para receber a 2ª parcela 13º salário?

As empresas podem pagar o décimo terceiro dos funcionários em até duas vezes, sendo a primeira parcela depositada obrigatoriamente até o dia 30 de novembro. Já a 2ª parcela 13º salário pode ser recebida até o dia 20 de dezembro do ano base de trabalho. Por isso, quem trabalhou durante o ano de 2021 pode receber o último pagamento na conta bancária ainda nesta segunda-feira (20).  Vale salientar, contudo, que dependendo do município (se for feriado) o prazo máximo para depositar o valor para os colaboradores é até o dia 21 ou próximo dia útil, caso caia em um final de semana. 

Quanto tenho para receber do 13º salário?

O valor do 13º salário pode variar de acordo com a média salarial que foi recebida durante o ano e leva em conta alguns aspectos como as férias e horas extras. Basta dividir essa média por 12 (que significa a quantidade de meses em um ano) e multiplicar pelo número de meses que trabalhou durante o ano de 2021. 

Dicas para usar com sabedoria

No momento de receber o 13º salário e as férias, muitas pessoas acabam gastando e se esquecem de que precisam pagar as contas em janeiro e que o salário vem muito menor (visto que as férias já foram pagas e muitas vezes o colaborador ficou em casa, não tem mais o que receber). Por isso, usar uma parte do dinheiro para pagar as contas de janeiro – principalmente de financiamento de carros ou terrenos que possuem valores maiores e rendem juros. 

Destaques sobre *** por e-mail

No cartão de crédito, também existe a opção de antecipar uma parte do valor da fatura para deixar o desconto garantido e não ter que usar o crédito rotativo. Deste modo, chega no próximo mês e não corre o risco de passar por muitos apertos ao receber menos. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis