É possível financiar um carro ou moto com FGTS?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) acaba levantando uma série de dúvidas entre os trabalhadores devido ao fato de que é usado para o financiamento de casa própria e também tem a permissão para ser sacado durante um momento de emergência na cidade. Mas, será que ele pode ser usado para financiar carro ou moto?
Não! O FGTS não pode ser usado para financiar carros ou motos porque isso vai contra as políticas do sistema – ou seja, de servir como um fundo caso o empregado seja demitido sem justa causa para que não fique desamparado durante o tempo em que está sem emprego. As empresas devem depositar o valor referente a 8% do salário do trabalhador na conta da Caixa e também é necessário pagar a alíquota referente ao INSS que garante o seguro desemprego, auxílio maternidade e também o auxílio doença.
Anúncios que dizem utilizar o FGTS são fake?
Muitas agências bancárias estão liberando anúncios em que afirmam que usam o dinheiro do FGTS para financiamento do carro ou moto. No entanto, o valor que é emprestado se trata apenas de uma antecipação de quem optar pelo saque-aniversário – que deve ser devolvido em poucos meses e serve como entrada para o veículo, não apenas para que haja o desconto mensal do valor que será depositado pela empresa.
Quando pode sacar o valor do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço?
- Na demissão do contrato sem que seja por justa causa e em caso de término do contrato que já tinha um tempo determinado.
- Suspensão de atividades da empresa em que o colaborador estava atuando até então ou até mesmo o falecimento do empregado.
- Acordo entre o colaborador e a empresa, dando a ele o direito de sacar o valor de até 80% do que estava no saldo.