Auxílio-gás: governo divulga calendário de outubro

Confira calendário oficial, e veja quantos dias faltam para que você volte a receber o dinheiro do Auxílio-gás nacional em sua conta. Repasses serão divididos por grupos
- Anúncio -

O governo federal vai fazer pagamentos do Auxílio-gás nacional neste mês de outubro? Esta é uma pergunta que preocupa muita gente, sobretudo porque no último mês de setembro nenhuma liberação foi realizada. Contudo, não há motivos para preocupação, porque os novos repasses já estão confirmados.

Ao menos é o que diz o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome. A pasta responsável pela liberação confirmou que os pagamentos do Auxílio-gás nacional serão retomados a partir do próximo dia 18. Para saber o dia exato do seu recebimento é necessário se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS).

O calendário

Destaques sobre *** por e-mail

Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este mês de outubro de 2023:

  • Usuários com NIS final 1:  18 de outubro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  2:  19 de outubro  (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  3: 20 de setembro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  4: 23 de outubro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  5:  24 de outubro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  6:  25 de outubro  (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  7:  26 de outubro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  8:  27 de outubro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  9: 30 de outubro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  0:  31 de outubro (terça-feira).
- Anúncio -

O valor

O valor do Auxílio-gás nacional para este mês de outubro ainda não foi oficialmente definido pelo governo federal. O que se sabe de antemão é que o patamar vai ser equivalente a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos.

Em agosto, quando o Auxílio-gás realizou o seu pagamento mais recente, todos os usuários do programa receberam R$ 108. Este foi o patamar definido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) como uma média nacional do botijão de gás nos últimos seis meses.

Para o mês de outubro, a tendência é que uma definição do valor do saldo seja divulgado dentro de mais alguns meses.

- Anúncio -

O Auxílio-gás

O Auxílio-gás nacional é um programa social criado pelo congresso nacional e sancionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda no final de 2021. Já em dezembro daquele ano os primeiros pagamentos foram feitos.

Inicialmente, as liberações do Auxílio-gás nacional eram equivalentes a 50% do preço médio nacional do botijão. Esta regra mudou apenas em agosto de 2022, quando o congresso permitiu a mudança para 100% do valor.

O que não mudou neste período de tempo foi mesmo o caráter bimestral do projeto. Até hoje, ele é pago sempre a cada dois meses. Por esta lógica, o pagamento de outubro do Auxílio-gás será o penúltimo deste ano de 2023. O último repasse vai ser feito em dezembro.

- Anúncio -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis