Auxílio-gás: o que se sabe sobre os pagamentos de fevereiro

Pagamentos do Auxílio-gás serão retomados oficialmente no próximo mês de fevereiro. Veja o que se sabe sobre o programa até aqui
- Anúncio -

O Governo Federal não está pagando neste mês de fevereiro os valores do Auxílio-gás nacional. Como se trata de um programa de caráter bimestral, o próximo repasse só deve sair do papel em fevereiro. Alguns detalhes sobre os pagamentos já estão sendo revelados pela nova gestão.

O primeiro ponto que já está claro é que os pagamentos do Auxílio-gás nacional seguirão sendo feitos de forma bimestral. Ao menos até aqui o que se sabe é que este ano os depósitos devem acontecer nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro, ou seja, sempre nos meses pares.

Outro ponto que também está definido é o valor dos pagamentos do programa social. Hoje, o Governo Federal é obrigado a pagar sempre 100% do preço médio nacional do botijão de 13kg. Quem define este patamar é a Agência Nacional de Petróleo (ANP) nos meses de cada pagamento.

Tais valores costumam variar a cada dois meses. Contudo, é possível afirmar que, considerando a média de preço atual e a projeção para os meses seguintes, o valor do benefício deve ficar em torno dos R$ 110. Trata-se, portanto, de um patamar próximo do que era visto nos pagamentos do ano passado.

As regras de entrada do Auxílio-gás nacional também não devem ser alteradas. Segundo as normas do programa, para ter direito ao Auxílio-gás é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Além disso, é importante ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.

O calendário do Auxílio-gás

O calendário usado para o Auxílio-gás é basicamente o mesmo que se utiliza no Bolsa Família do Governo Federal. Mesmo que os pagamentos de janeiro ainda não tenham chegado ao fim, o calendário de fevereiro já está disponível.

  • Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 20 de janeiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 27 de janeiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (terça-feira).

Note que os repasses devem acontecer nos 10 últimos dias úteis de fevereiro. Por causa do carnaval, este é um mês com menos dias úteis. Assim, os repasses começarão um pouco mais cedo do que o normal.

Para saber se você vai receber o Auxílio-gás em fevereiro, é importante consultar as informações da sua conta no app do Auxílio Brasil.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis