Auxílio Gás tem ampliação para dar suporte às famílias de baixa renda

O benefício tem como finalidade assegurar que o uso do gás não comprometa o orçamento das pessoas mais vulneráveis

Em 2024, o programa Auxílio Gás, do governo federal passou por alterações com o intuito de aumentar o suporte às famílias de baixa renda no Brasil. O programa teve uma ampliação tanto no valor do benefício quanto na cobertura de famílias atendidas.

A medida se deu pela variação econômica e tem como finalidade assegurar que o uso do gás não comprometa o orçamento das pessoas mais vulneráveis.

Vale lembrar que o programa tem a intenção de assistir financeiramente as pessoas para compra de botijões de gás de 13 kg.

Em 2023, uma medida provisória estabeleceu um adicional de 50% sobre o valor oferecido pelo Auxílio Gás. Em 2024, o incremento foi ainda mais significativo, além de ter uma atualização no calendário  de pagamentos, que garante a periodicidade. O programa atualmente impacta mais de 5 milhões de famílias.

O calendário de pagamento do Auxílio Gás foi divulgado e detalha os meses e as condições  de pagamento ao longo deste ano. Os pagamentos são programados a cada dois meses e o governo tem como meta seguir com o suporte ao acesso ao gás de cozinha.

Destaques sobre *** por e-mail

A media é fundamental para o bem-estar e a segurança alimentar das famílias e tem sido um amplo e organizado esforço do governo para garantir os recursos para manter as necessidades básicas.

Pagamento

Vale lembrar que o pagamento é bimestral e segue o calendário do programa Bolsa Família (atualmente denominado Auxílio Brasil). A cada dois meses, os beneficiários recebem o valor correspondente a 50% do preço médio do botijão de gás de 13 kg.

Para isso, os beneficiários recebem diretamente por depósito em conta indicada pelo beneficiário ou por saque, onde o beneficiário realiza o saque em terminais de autoatendimento, casas lotéricas ou agências da Caixa.

Confira os procedimentos para Recebimento do Auxílio

Para receber o Auxílio Gás, os beneficiários devem cumprir os critérios estabelecidos e seguir o calendário de pagamentos, que já foi definido pelo governo.

O programa Auxílio Gás é para as famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico), que tenham renda per capita mensal menor ou igual a meio salário mínimo.

Para recebimento, há prioridade na obtenção para mulheres vítimas de violência doméstica, desde que estejam no CadÚnico.

Confira como efetuar o cadastro

  • Acesse o site ou aplicativo da Caixa Econômica Federal.
  • Forneça o CPF ou NIS.
  • Complete o cadastro com as informações necessárias.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis