Auxílio-gás volta a ser pago. Confira os valores

Governo Federal retomou pagamentos do Auxílio-gás nacional nesta sexta-feira (16). Confira os valores atualizados do benefício

O governo federal retomou nesta sexta-feira (16) os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional. Hoje, por exemplo, foi a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 1. O dinheiro está na conta desde as primeiras horas da manhã.

Assim como nos meses anteriores, o Auxílio-gás nacional está sendo pago de maneira escalonada. Oficialmente, os repasses começam hoje, mas devem seguir pelas próximas semanas, até o próximo dia 29 de fevereiro.

“Do total de pessoas alcançadas pelo PAGB em fevereiro, 9,87 milhões, ou 58%, são do sexo feminino. Os lares que têm mulheres como responsáveis familiares representam 89,3%, ou 4,95 milhões”, disse o Ministério do Desenvolvimento Social.

O valor

Para este mês de fevereiro, o valor dos pagamentos do Auxílio-gás nacional é de R$ 102 por família. Este patamar corresponde a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos definido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Destaques sobre *** por e-mail

Nas últimas semanas, o governo federal chegou a ventilar a possibilidade de reduzir pela metade os pagamentos do Auxílio-gás nacional, mas o fato é que o Ministério da Fazenda conseguiu recolocar o orçamento do projeto, e o valor segue mantido no mesmo patamar do ano passado.

O calendário do Auxílio-gás nacional

Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do Auxílio-gás nacional, de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.

  • Usuários com NIS terminando em 1: 16 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 2: 19 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 3: 20 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 4: 21 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 5: 22 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 6: 23 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 7: 26 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 8: 27 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 9: 28 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 0: 29 de fevereiro.

Note que estas datas também são usadas para os pagamentos do Bolsa Família, programa que também está iniciando os repasses nesta sexta-feira (16). Uma mesma pessoa pode receber os dois saldos, desde que cumpra as regras de entrada dos dois benefícios.

Quem recebe o Auxílio-gás nacional

Para ter direito ao Auxílio-gás nacional, o cidadão precisa ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Para além disso, também é necessário ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.

Para receber o Auxílio-gás nacional também é necessário que o cidadão resida com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis