Quem recebe Bolsa Família vai receber Auxílio-gás em junho?

Entenda como funcionam as regras de seleção do Auxílio-gás nacional, e quem são as pessoas que poderão receber benefício social neste mês de junho

Dentro de mais alguns dias, o Governo Federal deverá retomar os pagamentos de mais uma rodada do programa Auxílio-gás nacional. De acordo com as informações oficiais, mais de 5,5 milhões de pessoas deverão receber o saldo em suas contas sociais digitais em breve.

Mas afinal de contas, quem são os brasileiros que poderão receber o saldo do Auxílio-gás nacional em junho? Conforme informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, as regras de seleção e de permanência no projeto social seguem basicamente as mesmas.

Na última semana, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal aprovaram a chamada MP do Bolsa Família, que reúne pontos sobre o projeto Auxílio-gás nacional. Esta aprovação, no entanto, apenas ratificou as regras que já estavam postas, isto é, não existiu nenhuma mudança nas normas de seleção para o benefício.

Quem pode receber o Auxílio-gás em junho?

De acordo com as regras gerais, para ter direito ao Auxílio-gás nacional em junho, é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Além disso, também é importante ter uma renda per capita de, no máximo, meio salário mínimo, ou seja, R$ 660.

Destaques sobre *** por e-mail

O Ministério também alega que a família só estará apta ao recebimento do benefício se contar com ao menos um integrante que faz parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Mulheres que foram vítimas de atos de violência doméstica e que agora estão sob medidas protetivas têm prioridade no processo de seleção do programa. O mesmo vale para os usuários que fazem parte do programa Bolsa Família.

Todos que estão no Bolsa Família recebem?

Embora os usuários que fazem parte do Bolsa Família tenham algum nível de prioridade no recebimento do Auxílio-gás nacional, não há nada que indique que todos estes beneficiários serão selecionados para o projeto. Mesmo porque não há espaço no orçamento para tal movimento.

Como dito, hoje o Auxílio-gás nacional faz pagamentos para pouco mais de 5 milhões de pessoas. O Bolsa Família, ainda segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social, atende pouco mais de 21 milhões de cidadãos.

Nada impede que um mesmo indivíduo receba o dinheiro dos dois programas, desde que atenda aos critérios de seleção dos dois benefícios. De todo modo, o fato é que a grande maioria dos usuários do Bolsa Família não recebe os saldos do programa Auxílio-gás nacional.

Os pagamentos dos dois benefícios serão retomados no próximo dia 19 de junho.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis