SMS para atualizar o Auxílio-gás é verdadeiro? Veja o que se sabe

Milhares de cidadãos brasileiros estão recebendo um SMS que promete liberar o Auxílio-gás nacional para este mês de outubro
- Anúncio -

Você recebeu alguma mensagem de texto no formato de SMS afirmando que você precisa atualizar o seu Auxílio-gás nacional? Se sim, saiba que você não está sozinho. Milhares de pessoas estão usando as redes sociais para afirmar que receberam a mesma notificação nos últimos dias.

Esses cidadãos estão preocupados com o tipo de abordagem. Quem já está dentro do Auxílio-gás nacional, teme que a falta de atualização possa fazer com que eles percam benefício. Por outro lado, quem ainda não recebe o saldo quer clicar no link para ter uma chance de participar do programa.

Mas afinal de contas, o que o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, pasta responsável pelos pagamentos do Auxílio-gás nacional, fala sobre esse assunto? Os cidadãos que recebem o SMS de atualização do benefício podem clicar nesse link?

Link do Auxílio-gás nacional

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, a resposta é não. Infelizmente, criminosos estão se aproveitando do momento de pagamento do Auxílio-gás nacional para tentar enganar vítimas ao redor do país.

O Ministério do Desenvolvimento Social, a Caixa Econômica Federal e o governo federal não enviam mensagens de texto de atualização para o Auxílio-gás nacional, ou para qualquer outro programa de caráter social.

Por isso, a principal dica para quem recebeu esse tipo de mensagem é não clicar no link  e não repassar o texto para outras pessoas.

Problemas com o Caixa Tem

Nos últimos meses, por exemplo, alguns cidadãos que clicaram em links acabaram sofrendo duras consequências no Caixa Tem. Milhares deles acabaram tendo o Pix realizado sem prévia autorização para uma conta de uma pessoa desconhecida.

O maior volume de casos envolvendo o roubo do dinheiro aconteceu em cidades do Nordeste. Parte dessas pessoas afirma que não clicaram em nenhum link, mas outras reconhecem que acabaram acessando essas mensagens de texto.

Quem recebe o Auxílio-gás nacional

Em regra geral, para ter direito ao Auxílio-gás nacional é preciso ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal. Além disso, também é importante ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.

O ministério também exige que os cidadãos residam com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

Em outubro, os pagamentos de Auxílio-gás nacional serão oficialmente retomados na próxima sexta-feira (18). A expectativa é de que algo em torno de 5 milhões de brasileiros recebam o saldo de maneira escalonada até o final deste mês.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis