Lula pede para beneficiária do Bolsa Família “parar de ter filho” e causa polêmica

Em discurso no Ceará, presidente Lula disse que beneficiária do Bolsa Família precisa parar de ter filho. Fala causou polêmica nas redes sociais

Durante visita ao estado do Ceará nesta quinta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) causou polêmica com uma declaração específica. Durante discurso em Fortaleza, o chefe do executivo disse que uma beneficiária do Bolsa Família deveria parar de três filhos.

Ele se referiu a uma beneficiária que é mãe de três crianças. A mulher em questão foi uma das contempladas com as entregas de novas moradias.

O que disse Lula

“Veja aquela menina que vem aqui com três crianças. Aquela moça tem 25 anos de idade e ela tem três filhos. Falei para ela: ‘Minha filha, a primeira coisa que você tem que fazer é parar de ter filho, porque você já tem três'”, disse o presidente.

Esta não foi a primeira vez que o presidente falou sobre este assunto. Em maio deste ano, por exemplo, ele falou algo neste tom. “Quando é que vai fechar a porteira, companheira? Não pode mais ter filho. Ela já tem 5 filhos, ela tem 27 anos de idade”, disse Lula.

Destaques sobre *** por e-mail

Repercussão nas redes

Rapidamente, a declaração de Lula começou a repercutir nas redes sociais. Parte dos usuários criticou o presidente, e outra ala acredita que o petista acertou em sua declaração.

Argumento de quem defendeu Lula

“Ele não mentiu. Muitas dessas mulheres têm filhos sem nenhum tipo de planejamento, e não têm como dar dignidade para todos eles. Ele só deu um conselho, que eu também daria para uma amiga”, disse um internauta.

Argumento de quem criticou Lula

“Não é papel do estado julgar quantos filhos uma mulher pode ou não pode ter. Como Lula sabe que esta mulher é uma irresponsável, se ele nem a conhece? Fala detestável do presidente”, disse um outro internauta.

Bolsa Família

Fato é que o Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do país. Dados oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome indicam que mais de 20 milhões de brasileiros estão aptos ao recebimento do saldo neste mês.

Em junho, os pagamentos do Bolsa Família foram iniciados no dia 17 deste mês. Para saber o dia exato da sua liberação, é preciso se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Confira:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (17);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (18);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (19);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (20);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (24);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (25);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (26);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (27);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (28).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis