Bolsa Família: quem vai perder o benefício em março?

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, cerca de 1,4 milhão de pessoas serão desligadas do Bolsa Família neste mês de março
- Anúncio -

O Governo Federal já bateu o martelo e anunciou que pouco mais de 1,4 milhão de pessoas que hoje fazem parte do Bolsa Família terão que deixar o programa em breve. A ideia é retirar estes cidadãos do grupo de usuários aptos ao recebimento da quantia, de modo que eles não conseguirão nem mesmo receber o saldo em março deste ano.

Quem são essas pessoas? Por que elas estão sendo excluídas? Há possibilidade de retorno? Por meio de uma coletiva de imprensa, membros do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome falaram um pouco sobre estes questionamentos. Eles traçaram um perfil das pessoas que devem ser excluídas.

Os unipessoais do Bolsa Família

O Governo Federal alega que ao menos uma parte dos usuários que deverão ser excluídos do Bolsa Família são famílias unipessoais, ou seja, pessoas que registraram no Cadúnico que residem sozinhas. Parte delas deverá sair do projeto social por suposta fraude.

Vale lembrar que, à priori, não há nada de errado em morar sozinho e receber o Bolsa Família. O erro está em registrar no Cadúnico que mora sozinho, mesmo morando com integrantes de sua família. Quando o Governo descobre a mentira, pode excluir a conta do benefício.

Renda acima do permitido

Outra parcela de usuários que deve dar adeus ao Bolsa Família é aquela formada por pessoas que ganham valores muito acima do normal. Segundo o Ministro Wellington Dias (PT), o Governo teria encontrado casos de cidadãos que estavam recebendo o dinheiro do programa, ao mesmo passo em que recebiam oito, ou até nove salários mínimos.

As regras atuais do Bolsa Família indicam que o teto de seleção do programa indica para uma renda per capita de até R$ 210. A partir de março, passa para R$ 218. Em todos os casos, não há nada que indique que uma pessoa que recebe oito salários possa receber o benefício social.

Saída voluntária

O Ministro Wellington Dias também disse que existe uma ala dos excluídos de março que saíram do programa por conta própria. Eles foram até o app do Auxílio Brasil e pediram para sair do programa, depois de entenderam que não estavam cumprindo as regras gerais.

O Governo afirma que estas pessoas que saíram voluntariamente do programa social não passarão por qualquer tipo de punição. Elas ainda poderão voltar a ganhar o dinheiro, caso provem que desta vez o cadastro do Cadúnico está correto.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis