Auxílio-gás: todos que estão Cadúnico podem receber benefício?

Pagamentos do Auxílio-gás nacional serão oficialmente retomados no próximo mês de abril. Veja quem poderá receber o dinheiro do benefício social

O Governo Federal deverá retomar no próximo mês de abril os pagamentos do programa Auxílio-gás nacional. Trata-se do projeto social que concede um auxílio em dinheiro para que pessoas em situação de vulnerabilidade social possam comprar o botijão de gás de 13kg.

Embora o programa já exista há pouco mais de um ano, o fato é que algumas das regras de entrada no benefício ainda são um mistério para parte da população. Uma das dúvidas mais comuns gira em torno da situação do Cadúnico. Afinal, todos que estão nesta lista podem receber o Auxilio-gás?

O Cadúnico é uma lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. É a partir dos dados contidos nesta lista que o poder executivo pode se basear para escolher quem são as pessoas que poderão receber os seus benefícios sociais.

Não é diferente com o Auxílio-gás nacional. Hoje, não existe um processo de inscrição direta para entrada neste programa social. O Governo Federal usa as informações presentes no Cadúnico para definir quem são as pessoas que podem receber o dinheiro do projeto.

De todo modo, é um erro afirmar que todas as pessoas que estão no Cadúnico podem receber o Auxílio-gás nacional. Segundo as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, é preciso também seguir uma série de outras regras gerais.

Destaques sobre *** por e-mail

Cadúnico como base do Auxílio-gás

Além da presença no Cadúnico, o cidadão precisa atentar para a questão da sua renda per capita. Segundo as regras gerais, esta renda não pode ser maior do que meio salário mínimo. Caso contrário, ele não vai poder ser selecionado.

Além disso, o Governo Federal costuma dar preferência para determinados grupos no momento da seleção. Quem faz parte do Bolsa Família, por exemplo, tem mais chances de seleção. Mulheres vítimas de violência doméstica também.

Próximos pagamentos

A próxima liberação do Auxílio-gás nacional está marcada para o mês de abril. Abaixo, você pode conferir o calendário completo de liberações, que começam nos próximos dias.

  • Usuários com NIS final 1: 14 de abril (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 17 de abril (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 18 de abril (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 19 de abril (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 20 de abril (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 24 de abril (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 25 de abril (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 26 de abril (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 27 de abril (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 28 de abril (sexta-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis