Concurso da Caixa: veja quem pode pedir isenção na inscrição
Concurso da Caixa Econômica Federal foi anunciado recentemente, e alguns cidadãos já podem pedir isenção da taxa de inscriçãoJá estão oficialmente abertas as inscrições para o novo concurso público da Caixa Econômica Federal. O edital oficial foi lançado na semana passada, e milhares de brasileiros já se preparam para fazer parte do certame.
Mas para muita gente, existe um problema: a taxa de inscrição. De acordo com informações oficiais, para participar do certame, é preciso pagar R$ 50 para os cargos de nível técnico, e de R$ 65 para as vagas de nível superior.
Para uma parcela específica da sociedade, estes valores são muito altos, o que poderia impedir a realização da prova. É neste sentido que convém lembrar que alguns brasileiros têm o direito de solicitar uma isenção. Ao menos é o que garante o governo federal.
Isenção no concurso da Caixa
Para solicitar a isenção no concurso da Caixa Econômica Federal, é necessário que o usuário tenha uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Trata-se da lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.
Para além deles, também podem pedir a isenção as pessoas que são oficialmente doadoras de medula óssea, além de membros de famílias de baixa renda.
Como realizar a solicitação de isenção?
Se encaixa em um dos grupos citados acima? Então o próximo passo é solicitar a sua isenção. Este processo pode ser feito de maneira remota através do site oficial da Cesgranrio. É preciso ficar atento aos prazos, porque o pedido só pode ser feito até o dia 7 de março.
No processo de inscrição, será necessário que o candidato apresente documentos que comprovem as suas situações. Podemos citar como exemplos:
- número de Identificação Social (NIS);
- carteira de doador ou declaração de doador emitida por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
O simples preenchimento da solicitação não garante a isenção da taxa de inscrição. A Cesgranrio vai analisar o caso, e depois enviar uma resposta. A divulgação dos resultados será feita até o dia 14 de março.
Vale sempre lembrar que prestar informação falsa é crime. Caso a fraude seja descoberta, o cidadão pode perder o direito de realizar a prova. Portanto, a dica é prestar atenção aos documentos que serão enviados no procedimento.
Concurso da Caixa
De acordo com as informações oficiais, o Concurso da Caixa Econômica Federal vai ofertar cerca de 4 mil vagas. Destas, 2 mil são para a área de Técnico Bancário Novo (TBN), e outras 2 mil são válidas para a área de Tecnologia da Informação (TI).
Para além desta vagas, o concurso também vai ofertar 50 vagas de nível superior, sendo 28 para médicos do trabalho, e outras 22 para engenheiros de segurança do trabalho.