Confira o calendário de revisão do Bolsa Família e do BPC

Governo Federal divulgou nesta semana o calendário completo de revisão do BPC e do Bolsa Família. Veja quais grupos precisam ficar atentos
- Anúncio -

Quem recebe o dinheiro de um determinado benefício social, sabe a importância da ajuda. Mesmo que o saldo não seja dos mais altos, o valor pequeno já pode ser uma importante contribuição para uma determinada família. Até mesmo por isso, as pessoas costumam ter medo de perder auxílios como o Bolsa Família e o BPC, por exemplo.

O temor não acontece por acaso. De acordo com as informações oficiais, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome deverá iniciar neste mês de setembro uma nova fase de revisão cadastral de alguns programas. Entram na mira projetos como Bolsa Família, BPC e a Tarifa Social de Energia Elétrica.

Deste modo, os cidadãos que fazem parte de ao menos um destes programas precisam ficar atentos, porque caso a  atualização não seja realizada dentro do prazo, o indivíduo pode ser bloqueado do benefício, e não vai mais conseguir receber os saldos.

O cronograma de revisão

Para facilitar o processo de revisão, o Ministério do Desenvolvimento Social decidiu dividir os usuários em três grupos diferentes. A divisão leva como base o período de tempo de falta de atualização do Cadúnico do governo federal. 

Estes são os grupos:

  • Público 2: Cadastros desatualizados há mais de cinco anos (data da última atualização em 2018) – Famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) ou Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Público 3: Cadastros desatualizados há quatro anos (data da última atualização em 2019) – Famílias beneficiárias do PBF, TSEE ou BPC.
  • Público 4: Cadastros desatualizados há mais de quatro anos (com data da última atualização em 2019 ou anterior) – Famílias não beneficiárias de programas sociais.

A partir destas informações, é possível entender quando você vai ser chamado para realizar o processo de revisão cadastral. Veja no cronograma abaixo:

  1. Setembro/2023: Público 2 recebe mensagem de convocação para atualização;
  2. Outubro/2023: Público 2 que não atualizou tem o benefício bloqueado; público 3 recebe mensagem de convocação para atualização;
  3. Novembro/2023: Público 2 que não atualizou tem o benefício cancelado;
  4. Janeiro/2024: Público 3 que não atualizou tem o benefício bloqueado;
  5. Fevereiro/2024: Público 3 que não atualizou tem o benefício cancelado;
  6. A partir de junho/2024: começam a ser feitas as exclusões lógicas dos cadastros não atualizados.

Bolsa Família e BPC

O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do país. Atualmente, o benefício atende pouco mais de 21 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo as regiões.

Já o BPC é um benefício voltado para idosos com mais de 65 anos, além de indivíduos com algum grau de deficiência física e/ou intelectual. Neste caso, os usuários recebem o equivalente a um salário mínimo por mês.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis