Quem estava no Auxílio Brasil, receberá Bolsa Família automaticamente?
Pagamentos do Bolsa Família serão oficialmente retomados nesta semana. Veja o que se sabe sobre as primeiras liberações do benefício social em 2023A partir do próximo dia 18 de janeiro, o Governo Federal retomará oficialmente os pagamentos do programa Bolsa Família. As liberações do auxílio serão feitas para famílias que se encontram no Cadúnico e que estão em situação de vulnerabilidade social, seja em condição de pobreza ou de extrema-pobreza.
Segundo as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, o Bolsa Família terá um desenho parecido com o Auxílio Brasil. Ao menos em um primeiro momento, a tendência natural é que os usuários de um programa sejam automaticamente enviados para o outro.
Dados mais recentes do Ministério da Cidadania apontam que pouco mais de 21 milhões de pessoas tenham recebido o Auxílio Brasil no final do ano passado. É possível que algumas pessoas deste grupo deixem de receber o Bolsa Família por inconsistência de dados, mas a maioria deverá seguir normalmente em janeiro.
Neste sentido, vale lembrar que não é necessário realizar nenhum tipo de nova inscrição para o programa social. Desconfie de toda e qualquer mensagem que indique que você precisa se inscrever para receber o benefício social em janeiro. Como dito, a seleção acontece de maneira automática com base nos dados contidos no sistema do Cadúnico.
O cidadão pode conferir se está entra as pessoas aptas ao recebimento do benefício social através do app do Auxílio Brasil ou mesmo do Caixa Tem. Através destes dispositivos, o cidadão pode entender não apenas se vai receber o saldo do Bolsa Família em janeiro, mas também o valor que será depositado em sua conta.
A movimentação do auxílio
Como dito, para este mês de janeiro, o desenho do Bolsa Família será semelhante ao que foi registrado no Auxílio Brasil. Esta máxima vale inclusive para a questão dos tipo de movimentação aceitos pelo sistema.
Em janeiro, o cidadão poderá seguir usando o app do Caixa Tem para movimentar o dinheiro do Bolsa Família. Através do aplicativo, é possível pagar contas, transferir saldos e até mesmo gerar um código de saque.
Também será possível movimentar o dinheiro do Bolsa Família através dos cartões do Auxílio Brasil. Segundo as informações oficiais, mais de 8 milhões de dispositivos foram entregues no ano passado, e eles seguirão sendo usados por esta nova gestão federal.
O novo Governo Federal vem ventilando a possibilidade de entregar novos cartões para os usuários do programa social. Contudo, isto só deve acontecer depois da realização do pente-fino nas contas do Cadúnico, que deve durar ao menos dois meses.