Saiba tudo sobre como serão as provas do Enem 2024!!

Os exames estão marcados para ocorrer nos dias 3 e 10 de novembro. Confira!!
- Anúncio -

Nesta segunda-feira (13), foi anunciado o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. As avaliações vão ocorrer em 3 e 10 de novembro, com a divulgação do gabarito oficial prevista para 20 de novembro. Espera-se que os resultados sejam publicados em 13 de janeiro de 2025.

Segundo o edital, o período de inscrições inicia-se no dia 27 deste mês e se estende até 7 de junho. As inscrições devem ser feitas no site enem.inep.gov.br/participante. O pagamento da taxa de inscrição (R$ 85) pode ser realizado entre 27 de maio e 12 de junho.

As solicitações para tratamento por nome social e atendimento especializado devem ser feitas até 7 de junho.

A divulgação inicial dos resultados dos pedidos de atendimento especializado será em 17 de junho, data que marca o início do prazo para apresentação de recursos, que se encerra no dia 21. O resultado final, após a análise dos recursos, está programado para 27 de junho.

O Cartão de Confirmação da Inscrição será disponibilizado na Página do Participante em data a ser anunciada. Este cartão contém informações como o número de inscrição, data, horário e local do exame, opção de língua estrangeira, e indicações para atendimento especializado e tratamento por nome social.

O edital do Enem 2024 foi publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira (13), mesma data em que foram divulgados os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a entidade responsável pela organização do exame.

Como serão as provas?

O edital estabelece que o exame será composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação em língua portuguesa. Existem quatro áreas de conhecimento que serão avaliadas.

A primeira, que engloba linguagens, redação, códigos e suas tecnologias, inclui as disciplinas de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

A segunda área de conhecimento, ciências humanas e suas tecnologias, abrange as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia. Na área de ciências da natureza e suas tecnologias, serão avaliados conteúdos de química, física e biologia.

A quarta e última área de conhecimento é a matemática. Segundo o Ministério da Educação, a estrutura do exame é baseada em matrizes de referências que estão disponíveis no portal do Inep. No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens, redação, códigos e ciências humanas e suas tecnologias.

Os candidatos terão um total de cinco horas e 30 minutos para responder às questões. O segundo dia será reservado para a aplicação das provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. A duração da aplicação será de cinco horas.

Cronograma

  • Período de inscrições: De 27 de maio a 7 de junho
  • Prazo para solicitações (nome social e atendimento especializado): Até 7 de junho]
  • Divulgação do resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho]
  • Período para pagamento da taxa de inscrição: De 27 de maio a 12 de junho
  • Datas das provas: 3 e 10 de novembro
  • Data de divulgação do gabarito oficial: 20 de novembro
  • Data prevista para divulgação do resultado da prova: 13 de janeiro de 2025
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis