Tarifa Social: Veja o que fazer para não perder descontos

Tarifa Social de Energia Elétrica concede descontos de até 65% nas contas de luz, mas usuário precisa ficar atento para não correr riscos de perder benefício
- Anúncio -

Nem todo mundo sabe, mas o Governo Federal concede descontos especiais na conta de luz de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Os abatimentos podem chegar a 65% por mês, e são concedidos dentro do projeto de Tarifa Social de Energia Elétrica.

Não se trata de um programa novo, mas o sistema passou por uma série de mudanças nos últimos meses, o que faz com que muitos cidadãos acabem se confundindo sobre as regras. Atualmente, o plano de recebimento do desconto toma como base os dados do Cadúnico.

Antes, o cidadão que desejava entrar na Tarifa Social de Energia Elétrica precisava solicitar o desconto indo pessoalmente até uma agência da distribuidora de energia da sua região. Agora, o saldo é liberado com base nas informações que estão no Cadúnico, e é justamente neste ponto que o beneficiário precisa prestar atenção.

O Cadúnico

Falta de atualização

Um dos motivos que podem fazer o cidadão perder os descontos é a falta de atualização no Cadúnico. A partir do momento em que os dados se tornam desatualizados, a empresa de distribuição de energia não tem como fazer os repasses dos descontos, fazendo com que o cidadão saia do projeto.

A atualização das informações do Cadúnico precisa ser feita ao menos uma vez a cada dois anos. Também é necessário atualizar a lista sempre que houver uma mudança estrutural na família, como uma morte, um nascimento, ou mesmo uma mudança de endereço, por exemplo.

Dados trocados

Outro ponto que pode ocasionar o cancelamento da Tarifa é a troca de dados. Em muitos casos, o cidadão que está inscrito como titular no Cadúnico não é o mesmo que está com o nome na conta de energia. Deste modo, a distribuidora não vai conseguir realizar o encontro dos dados, e o cidadão não vai receber os abatimentos.

É possível resolver este problema indo diretamente até uma agência da distribuidora e realizando a troca do titular. A ideia é que ele seja o mesmo que esta inscrito no Cadúnico como titular.

Tarifa Social

O tamanho do desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica varia de acordo com o consumo. Em resumo, quanto menos energia se consome, maior é o desconto ofertado pelo Governo Federal. O tamanho do abatimento pode ser conferido na conta de luz.

Dados da Neonergia mostram que só em Pernambuco, mais de 161 mil pessoas estão prestes a perder o direito de fazer parte da Tarifa Social por falta de atualização no Cadúnico.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis