Enem 2024: 1° dia de exames ocorre neste domingo. Confira os horários

Esta edição de 2024 registra mais de 4,3 milhões de inscritos
- Anúncio -

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, um dos principais meios de acesso ao ensino superior no Brasil, começa neste domingo. Com provas marcadas para os dias 3 e 10 de novembro, esta edição registra mais de 4,3 milhões de inscritos.

Deste total, 841.546 são estudantes do 1º ou 2º ano, que vão fazer o Enem com o objetivo de testar conhecimentos. Outros 1,8 milhão, por sua vez, já concluíram o Ensino Médio. As mulheres são maioria entre os inscritos, equivalente a 60,59% do total.

As provas do Enem 2024

Como de costume, o Enem acontecerá nos dois primeiros domingos de novembro, sendo, neste ano, nos dias 3 e 10. 

No primeiro dia aplica-se a prova de linguagens e ciências humanas, com duração de 5 horas e 30 minutos, enquanto o segundo dia contará com questões sobre ciências da natureza e matemática, com duração de 5 horas. Ao todo, serão 90 questões, sendo 45 em cada dia.

No primeiro dia de prova os candidatos também deverão fazer uma redação. Os participantes precisarão escrever um texto dissertativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta e dos textos motivadores. 

A nota poderá chegar a 1.000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema e texto com até sete linhas.

Todavia, para saber o local da prova, basta o candidato consultar o cadastro na Página do Participante. Nos dias do exame, os portões das unidades de ensino irão se abrir às 12h e fechados, impreterivelmente, às 13h. As avaliações começam às 13h30.

Divulgação dos resultados

Os resultados individuais terão ampla divulgação no início de janeiro de 2025 no site do Inep e no aplicativo do Enem. As notas podem ser usadas em processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). 

Além disso, o desempenho no Enem possibilita o ingresso em universidades de Portugal com acordo junto ao Inep, facilitando o acesso dos estudantes brasileiros ao ensino superior no exterior.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis