Atacante pede para deixar Corinthians por atraso no FGTS
Atacante pediu rescisão de contrato por considerar que tem valores atrasados no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)O atacante Gustavo Mosquito surpreendeu nesta semana ao entrar com um pedido de rescisão contratual junto ao Corinthians. O motivo: segundo o atacante, o clube paulista teria atrasado os pagamentos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Por causa desta movimentação, o atacante sequer apareceu para treinar no clube nesta quarta-feira (3), no centro de treinamento do Corinthians, conhecido como Parque São Jorge. Ele já vinha mostrando insatisfação por não ser aproveitado no elenco.
Até aqui, o jogador tinha disputado 27 partidas nesta temporada. Na última segunda-feira (1), ele chegou a ser titular no clássico contra o Palmeiras. O vínculo de Mosquito com o Corinthians acabara de ser renovado até o final de 2026.
Ao menos até a publicação deste artigo, o Corinthians não tinha se pronunciado sobre a decisão do jogador de pedir a rescisão do contrato por conta de atrasos no FGTS.
O que é o FGTS?
O FGTS é um direito de todos os trabalhadores formais do país. No início de cada mês, o empregador tem a obrigação de depositar em contas abertas da Caixa Econômica Federal, em nome dos empregado, o valor que corresponde a 8% do salário de cada funcionário.
O trabalhador pode dispor deste valor em algumas ocasiões específicas, como em uma demissão sem justa causa, por exemplo. Quem opta pelo saque-aniversário pode sacar a quantia todos os anos sempre no mês do nascimento, ou nos dois meses seguintes.
“Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela CLT, e, também, trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros e atletas profissionais têm direito ao FGTS. O diretor não empregado pode ser incluído no regime do FGTS, a critério do empregador”, diz a Caixa.
O Corinthians
O Corinthians passa neste momento por uma das maiores crises de toda a sua história. Com apenas 9 pontos conquistados no Campeonato Brasileiro, o time ocupa a penúltima colocação da competição. Em nível de comparação, o Flamengo já somou 30 pontos neste meio tempo.
Informações de bastidores colhidas pelo site GOAL indicam que Mosquito não é o único atleta que está insatisfeito com os atrasos do clube. Há também casos de outros jogadores que estão com os direitos de imagens atrasados, além do próprio FGTS.
É justamente neste contexto complexo que o time paulista volta a campo na noite desta quinta-feira (4) para um duelo contra o Vitória, pelo Campeonato Brasileiro. Raphael Laruccia será o comandante do time alvinegro. Será sua primeira partida no comando da equipe principal.