Polícia investiga fraudes em saques do FGTS; veja o que se sabe

Cinco pessoas foram presas na cidade de Salvador, na Bahia. Todos os possíveis crimes envolvem saques fraudulentos do FGTS

Cinco pessoas foram presas na manhã dessa quinta-feira (15), em Salvador, na Bahia. O motivo: uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) relacionada a supostos saques fraudulentos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A informação das prisões foi divulgada e confirmada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA).  Segundo a instituição, além das prisões, também foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Salvador, e também nas cidades de Feira de Santana e Santo Amaro.

Todos os mandados foram expedidos pela segunda Vara Federal da Sessão Judiciária de Salvador. Todos os investigados deverão responder pelos crimes de organização criminosa e estelionato. Nenhum dos presos teve a identidade divulgada.

Como funcionava a fraude?

De acordo com as informações da Polícia, a fraude funcionava a partir da falsificação de documentos para possibilitar a abertura de contas bancárias no nome de outras pessoas.

Destaques sobre *** por e-mail

Vale lembrar que essa investigação foi iniciada com a prisão em flagrante de duas mulheres ainda no último dia 19 de julho do ano passado. As duas estavam tentando cometer uma fraude para subtrair o saldo de uma conta vinculada do FGTS de uma terceira pessoa.

Na ocasião, a polícia analisou o conteúdo dos celulares dessas duas mulheres e identificou a atuação de uma organização criminosa muito mais complexa, que envolvia pessoas não apenas na Bahia, mas também de outros estados.

A operação descobriu, por exemplo, que o grupo mantinha diálogos em um aplicativo de conversas através de um grupo intitulado “My Friends”. Mesmo por isso, os investigadores deram esse o nome à operação. 

O que é o FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um saldo voltado ao trabalhador formal. Todos os meses, o empregador precisa depositar o equivalente a 8% do salário bruto em uma conta vinculada na Caixa Econômica Federal.

Esse saldo só pode ser retirado pelo trabalhador em condições específicas, como em uma demissão sem justa causa, por exemplo. Também há casos de pessoas que conseguem retirar a quantia em casos de doenças graves, ou quando o cidadão é acometido por um desastre ambiental.

Quem opta pelo saque aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, pode sacar a quantia todos os anos sempre no mês do seu nascimento, ou nos dois meses imediatamente seguintes. Milhões de brasileiros de todas as regiões do país têm direito ao FGTS.

Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é entrar em contato com o seu empregador.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis