Consulta do lote de restituição do IR começa no dia 21 de junho
Vale lembrar que no primeiro lote foram contemplados 6.448.325 contribuintes com o crédito de sua restituição, somando R$ 9,5 bilhõesO segundo lote da restituição do Imposto de Renda deste ano estará disponível a partir do dia 21 de junho, segundo informação da Receita Federal. O pagamento será creditado no dia 28 de junho.
Vale lembrar que no primeiro lote foram contemplados 6.448.325 contribuintes com o crédito de sua restituição, somando cerca de R$ 9,5 bilhões. O pagamento foi feito no dia 31 de maio, juntamente com a finalização do prazo de envio das declarações.
Os moradores dos municípios em calamidade pública no Rio Grande do Sul são exceções nesses prazos, ele tem até o dia 31 de agosto para enviarem a documentação.
A ordem de prioridades do pagamento da restituição foi divulgada em março, onde a Receita Federal discriminou cada um dos grupos prioritários. Além disso, incluiu o grupo dos afetados pelas enchentes no RS no primeiro lote, como medida de auxílio nesse momento complicado em que vivem.
Nesta segunda fase de pagamento, os grupos com prioridade são:
- 258.877 idosos acima de 80 anos, 2.595.933 contribuintes entre 60 e 79 anos
- 162.902 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave
- 1.105.772 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério
- 787.747 contribuintes que receberam prioridade por utilizarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.
Apesar desse grupo ser prioritário, não impede que contribuintes fora desses critérios também integrem o segundo lote.
Vale lembrar que esse ano a restituição é feita na conta bancária informada na declaração do IR ou por indicação de chave PIX.
Confira o calendário de pagamentos de restituição do IR 2024
- Primeiro lote já foi pago no dia 31 de maio
- Segundo lote será pago no dia 28 de junho
- Terceiro lote será pago no dia 31 de julho
- Quarto lote será pago no dia 30 de agosto
- Quinto e último lote será pago no dia 30 de setembro
Confira seu lote
Os contribuintes podem verificar o pagamento do seu lote próximo a data. Para isso, utilizam o dite da Receita Federal ou o aplicativo FGTS.
Vale lembrar que a consulta mostra apenas se a pessoa está inserida no lote mais próximo de pagamento e não em qual dos lotes ela será contemplada. Caso o nome não apareça, o contribuinte precisa aguardar o lote seguinte e consultar novamente.