Imposto de Renda: saiba quais são os gastos que podem ser deduzidos em 2022
O prazo final para a entrega do Imposto de Renda de 2022 finaliza entre o dia 02 de março e o dia 30 de junho. Por isso, é importante ficar atento a esses prazos, e também sobre todos os gastos que se encaixam nessa dedução. Nesse caso, alguns desses pontos são a Educação, saúde, pensão alimentícia, doações, etc.
Nesse sentido, é importante levar em consideração que há muitas variações relacionadas a essa dedução. Isso dado que, muitos fatores interferem diretamente nesse processo.
Dedução do Imposto de Renda
Vale lembrar que são muitos pontos relacionados a essa dedução, por isso, cada um deles possui características mais específicas. Em relação a pensão alimentícia, por exemplo, ela deve partir de uma decisão judicial, e refere-se apenas aos valores determinados nessa ação.
Outras questões que também relacionam-se ao Imposto de Renda são as doações, que podem ocorrer tanto dentro da esfera municipal, estadual ou federal. Nesse caso, o direcionamento chega a até 6% relacionados aos impostos voltados para esse fundo.
Educação
Nesse caso, em relação a educação, entram despesas relacionadas a educação de uma forma geral, seja no ensino fundamental, médio, técnico ou superior. Assim, esse é um dos pontos que gera uma dedução mais significativa, dada todas as despesas anuais envolvidas.
Saúde
Para esse caso, a dedução do Imposto de Renda vale para basicamente todos os gastos relacionados a saúde. Assim, entram as cirurgias plásticas, gastos com planos de saúde, despesas com os tratamentos hospitalares ou dentários, etc.
Nesse sentido, assim como a educação, a saúde também gera uma grande dedução desse imposto. Afinal, tratam-se de dois grandes núcleos de gastos anuais, que geram despesas significativas para as famílias todos os anos. Os outros fatores, embora também importantes, acabam gerando deduções mais variadas.