Restituição de Imposto de Renda: Lote Residual será pago nessa segunda

Nessa segunda-feira (31 de janeiro), a Receita Federal irá pagar a Restituição de Imposto de Renda para milhares de contribuintes. Vale lembrar, porém, que tratam-se dos contribuintes pessoa física, e que os pagamentos levam em consideração o ano de 2020, que é o ano base, bem como também anos anteriormente a esse.

Como ocorre a Restituição de Imposto de Renda?

Nesse caso, o pagamento desses lotes residuais dizem respeito a quem havia caído dentro da malha fina do Imposto de Renda (isso no ano de 2021) e, no entanto, já fizeram as devidas regularizações em suas pendências.

Para se ter uma ideia, aproximadamente 282 milhões de reais serão pagos a esses contribuintes. Afinal, são quase 241 mil pessoas que tem esse direito. Em 2021, a malha fina do IR fez a retenção de cerca de 870 mil pessoas, que apresentaram inconsistências em sua declaração, e são justamente uma parte desses contribuintes, que já está regularizado, que irá receber nessa segunda-feira.

Assim, para saber como está a sua situação, basta realizar uma consulta na página oficial da Restituição de Imposto de Renda. Então, é necessário informar o CPF, a data de nascimento e o ano de exercício referente a consulta.

Destaques sobre *** por e-mail

Essas consultas estão disponíveis desde o dia 24 de janeiro, e os pagamentos dos valores para os contribuintes ocorre nesse dia 31. Vale lembrar que a malha fina acabou retendo milhares de contribuintes, pelos mais diversos motivos.

Contudo, as motivações mais comuns foram as omissões de algum rendimento, ou a dedução dentro da base de cálculos. Nesse caso, é preciso resolver as inconsistências com a Receita, observando o extrato no site oficial da própria Receita Federal.

Assim, apenas após isso, é possível sair dessa malha, e até mesmo receber algum valor da Restituição de Imposto de Renda. Afinal, haverão outros lotes residuais.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis