IR 2023: prazo para ter prioridade na restituição está acabando

De acordo com a Receita Federal, apenas pessoas que enviarem a declaração do Imposto de Renda até 10 de maio terão prioridade em uma possível restituição
- Anúncio -

Desde o início do prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal deixa claro que as pessoas que enviaram a documentação mais cedo terão algumas vantagens. Uma delas, por exemplo, é a possibilidade de receber uma possível restituição logo nos primeiros lotes.

O fato, no entanto, é que este prazo para o envio preferencial está chegando ao fim. Nesta semana, a Receita Federal informou que apenas as pessoas que enviarem a declaração até o dia 10 de maio é que terão a chamada prioridade no processo de recebimento de uma restituição, caso o indivíduo tenha direito de receber o dinheiro.

Não estamos falando de uma garantia. Isso quer dizer que mesmo que o cidadão consiga enviar a sua declaração do Imposto de Renda até o dia 10 de maio, ele ainda terá que esperar um pouco para saber se vai receber a restituição logo nos primeiros lotes. A Receita abre a consulta normalmente alguns dias antes da liberação do dinheiro de fato.

Além dos cidadãos que declaram o Imposto de Renda mais cedo, a Receita considera este ano também que os indivíduos que optam pelo sistema de recebimento da restituição via Pix também terão esta prioridade. Esta, aliás, é uma novidade em relação ao que se seguia até o processo do ano passado.

Vale lembrar que além dos cidadãos que declaram o Imposto de Renda mais cedo, existem leis que privilegiam alguns grupos sociais neste processo. Alguns aposentados e certos profissionais que trabalham com o magistério já possuem esta prioridade de recebimento nos primeiros lotes independente do dia em que eles enviem a declaração.

A declaração do Imposto de Renda

Este ano, o processo de declaração do Imposto de Renda começou no último dia 15 de março e deve seguir até o dia 31 de maio deste ano. Trata-se de um prazo notadamente maior do que o registrado em anos anteriores. Na prática, o cidadão tem mais tempo para realizar o envio.

Contudo, a dica geral dos membros da Receita Federal segue sendo enviar a declaração do Imposto de Renda mais cedo. As pessoas que enviam a documentação nas primeiras datas possuem mais tempo para consertar possíveis erros que tenham sido enviados.

Quem declara mais cedo também tem mais chances de fugir de um sistema mais congestionado, que é mais comum nas últimas datas de envio das documentações.

A restituição

Abaixo, você pode conferir as datas dos lotes de restituição do Imposto de Renda deste ano:

  • 1º 31 de maio;
  • 2º 30 de junho;
  • 3º 31 de julho;
  • 4º 31 de agosto;
  • 5º 29 de setembro.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis