IR 2023: seu nome ficou de fora do 1°lote? Veja o que fazer

A Receita Federal vai liberar os pagamentos em cinco lotes
- Anúncio -

Nesta quarta-feira, dia 24 de maio, a Receita Federal liberou a consulta ao 1° lote de restituições do Imposto de Renda 2022. Seu nome não apareceu? Tenha calma! Nem tudo está perdido.

Caso o seu nome não tenha sido contemplado nesta primeira rodada, a Receita Federal irá pagar mais quatro lotes. O calendário com as próximas datas também já foi divulgado e segue até setembro.

Ainda não é hora de entrar em pânico e achar que caiu na malha fina do Imposto de Renda. Quer saber mais? Acompanhe!

O que significa cair na malha fina?

Basicamente, “cair na malha fina” significa que a declaração do Imposto de Renda ficará retida na Receita Federal por conta de alguns erros – sejam valores incorretos, omitir rendimentos, informações cadastrais erradas, entre outros.

Todavia, também pode acontecer da Receita Federal reter sua declaração por falta de documentos que comprovem as informações declaradas.  

Os especialistas tributários afirmam que a situação é mais comum do que se pensa. Um dos principais problemas apresentados em declarações do IR são despesas com dependentes, que estão pendentes de comprovação, assim como despesas médicas.

O que fazer nessas horas?

Neste caso, basta você acessar o portal do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) e verificar a sua situação.

Clique em ‘Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF), na aba ‘Processamento’ e no item ‘Pendências da Malha’. Se houver algum  erro estará apontado pela Receita e você deverá realizar a correção.

Pagamentos

O pagamento das restituições ocorre na conta bancária que o contribuinte informa na hora do preenchimento da declaração. Quem optou pelo pagamento via PIX também terá preferência na hora de receber. 

Caso o depósito não aconteça, o contribuinte pode fazer um novo agendamento pelo site da Receita Federal.

Calendário dos lotes de restituição

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 29 de setembro
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis