IR 2024: como se proteger da mensagem da falsa restituição

Golpistas estão enviando mensagens falsas sobre a restituição do Imposto de Renda. Veja como identificar, e como se proteger do golpe

A Receita Federal se prepara nesse momento para realizar em breve um novo pagamento da Restituição do Imposto de Renda desse ano de 2024. Milhões de brasileiros de todas as regiões do país têm direito ao saldo.

Mas na ânsia de receber a restituição, o fato é que muita gente acaba caindo em golpes que estão sendo tramados por criminosos neste exato momento. Um deles, aliás, vem chamando a atenção da Receita Federal.

De acordo com as informações do Fisco, criminosos estariam se passando pelo Governo Federal para enviar mensagens falsas sobre a restituição do Imposto de Renda. Entre outros pontos, os golpistas pedem para que os contribuintes enviem dinheiro para agilizar o pagamento.

Como funciona o golpe?

O golpe funciona basicamente assim: os criminosos enviam aos contribuintes um SMS afirmando que o valor a ser restituído no Imposto de Renda, e está com período da validade prestes a vencer.

Destaques sobre *** por e-mail

No mesmo texto, os golpistas dizem que o contribuinte devem enviar um Pix através de um link, para que a restituição seja liberada imediatamente na conta do cidadão

Ao clicar no link, o contribuinte é direcionado para um site que se parece com o endereço do governo federal. Nesta página, os criminosos pedem para que o cidadão confirme dados como o nome da mãe, além da data de nascimento.

É nesse mesmo site que os criminosos orientam que o cidadão envie a chave pix para onde seria destinado o valor da restituição. O CNPJ informado para o inferno dinheiro não tem qualquer relação com o Banco Central (BC) ou com a Receita Federal.

O que é verdade sobre a restituição

De acordo com a Receita Federal, não há necessidade de solicitação ou de envio de Pix para o recebimento da Restituição do Imposto de Renda. Tais pagamentos são realizados de maneira automática na conta do contribuinte.

A ideia é liberar o saldo para a conta que foi informada pelo cidadão no momento da declaração do Imposto de Renda. Pessoas que solicitaram o saldo através do Pix, recebem o saldo também de maneira automática na chave que foi informada.

Caso a conta, ou a chave informada pelo contribuinte, não existam mais por qualquer razão, a Receita Federal vai enviar o dinheiro também de forma automática para o Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte deve procurar a instituição do BB para realizar a realocação do dinheiro.

Em nenhum momento vai existir a necessidade de enviar um Pix para o recebimento da Restituição do Imposto de Renda. Caso você receba uma mensagem pedindo por esse dinheiro, é importante desconsiderar, pois se trata de uma tentativa de golpe.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis