Lula volta a defender cobrança de novo imposto para ricos

Em sua live semanal, presidente voltou a defender a ideia de taxar lucros e dividendos. Petista avalia que imposto poderia ser positivo para o país
- Anúncio -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou a sua live semanal realizada nesta terça-feira (5) para defender a criação de uma nova taxação de imposto. Desta vez, o foco do petista está nos lucros e dividendos. Tal taxação deve afetar com mais força a parcela mais rica da população.

Segundo Lula, a ideia é aplicar a cobrança do imposto de renda sobre lucros, dividendos e também sobre as heranças. De acordo com o petista, o formato atual prevê que os mais pobres pagariam, de maneira proporcional, mais impostos do que os mais ricos.

“Quando a gente fala que o pobre paga proporcionalmente mais Imposto de Renda do que o rico, é verdade”, afirmou o presidente durante sua live semanal Conversa com o Presidente.

Diferenças para Reforma Tributária

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou uma Reforma Tributária enviada pelo governo federal. O texto detalha um novo sistema de cobrança de impostos sobre o consumo e serviços no Brasil. Agora, o texto está em tramitação no Senado Federal e a expectativa é para que ele seja votado até o final deste ano.

Na live realizada na manhã desta terça-feira (5), Lula está se referindo a uma segunda reforma, que vai afetar a renda dos brasileiros. Este documento ainda não foi definido pelo governo federal e ainda não foi enviado oficialmente. De todo modo, as primeiras declarações do presidente fornecem os primeiros indícios sobre o teor deste documento.

“O que nós queremos é que todo mundo contribua para que todo mundo possa estar realizado”, seguiu o presidente na live.

“O trabalhador recebe participação nos lucros e desconta o Imposto de Renda. O rico recebe salário como dividendo e como lucro e não paga. A gente não pode penalizar o trabalhador. O que a gente precisa é cobrar aquilo que é lucro.”

“Aqui (no Brasil) tem gente que nasce, vive de dividendos da família, do pai passando o dinheiro. Nasce e morre sem pagar o Imposto de Renda”, disse.

Isenção do Imposto de Renda

Na última semana, o presidente Lula sancionou o aumento da isenção do Imposto de Renda. O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e também pelo Senado Federal. Com a sanção, a medida passa a ter força de lei.

O aumento da isenção permite que a faixa passe de R$ 1,9 mil para R$ 2,6 mil na prática. Isso significa que o todos os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos não mais precisam se preocupar com este tipo de taxação.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis