Quem é considerado dependente no imposto de renda?
O imposto de renda já está sendo declarado pela população brasileira e é estimado que ao menos 600 mil pessoas tenham caído na malha fina. Em suma, para saber se foi um dos que caíram, basta que você analise o portal do E CAC ao acessar com a sua conta GOV tendo o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha.
Por lá, consegue-se saber exatamente como resolver cada uma das pendências que tem com a União e qual é o valor e porcentagem de multa que está pagando caso tenha tipo perfil classificado como sonegação – pode-se haver uma adição de 150% sobre o valor do imposto que deveria ser pago.
Uma forma de conseguir pagar menos nos impostos é declarando que tem dependentes e gastos com saúde. No entanto, não é qualquer pessoa que mora na mesma casa que a sua que pode ser considerada como dependente. Veja, abaixo, uma lista dos que podem entrar ou não.
- Filhos que são adotados ou biológicos que são menores de 18 anos e não emancipados.
- Filhos que tenham até 25 anos de idade e que não recebam mais que o valor de 14 salários mínimos, sendo necessário que o mesmo esteja estudando e tenha a matrícula aberta em alguma instituição de ensino.
- Cônjuge.
Quem não são considerados dependentes no imposto de renda?
Também existe uma lista de pessoas e grupos que não podem ser considerados como dependentes no momento em que for declarar o imposto de renda, sendo eles:
- Filhos adorados que tenham mais de 26 anos de idade.
- Pessoas que tenham sido emancipadas aos 16 anos de idade e que tecnicamente não estariam mais dependendo de seus pais.
- Grupos que tenham mais de 18 anos de idade e que recebam o valor de até 14 salários mínimos.
Acompanhe o Otrabalhador para saber mais sobre imposto de renda e declaração anual.