Receita Federal paga hoje o 1° lote do Imposto de Renda 2023

Receita Federal deve restituir R$ 7,5 bilhões. Maior valor para um único lote já pago
- Anúncio -

A Receita Federal do Brasil paga hoje, quarta-feira (31), o primeiro lote residual de restituição do Imposto de Renda 2023. O primeiro lote terá o maior valor já visto, um total de R$ 7,5 bilhões, para cerca de 4,1 milhões de pessoas.

Desse total, vão ser pagos aos contribuintes que têm prioridade legal, sendo 246.013  contribuintes idosos acima de 80 anos, 2.464.031 contribuintes entre 60 e 79 anos, 163.859 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Por fim, mais 204.020 pessoas sem prioridade legal também recebem porque usaram a declaração pré-preenchida ou irão receber a restituição via Pix.

Você tem dúvidas e quer consultar se sua restituição será paga neste lote? é fácil consultar. Vamos falar no próximo item

Como consultar minha restituição?

O contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Caso não resgate o valor da restituição no prazo de um ano, o contribuinte deverá fazer a solicitação pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.

Dessa forma, acesse o menu Declarações e Demonstrativos e, em seguida, “Meu Imposto de Renda”, clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Todavia, para saber se há alguma pendência na declaração é preciso acessar o extrato do Imposto de Renda pelo portal e-CAC.

Como será o pagamento?

A restituição cai na conta que o contribuinte informou na declaração do imposto. Se você receber neste lote e não houve o  crédito por algum motivo na conta bancária, os valores vão ficar disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Tempo suficiente para o contribuinte resolver problemas de inconsistência na conta.

Calendário de restituição do Imposto de Renda 2023

  • 1º lote de restituição – 31 de maio;
  • 2º lote de restituição – 30 de junho;
  • 3º lote de restituição – 31 de julho;
  • 4º lote de restituição – 31 de agosto;
  • 5º lote de restituição – 29 de setembro.
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis