Restituição do Imposto de Renda: data do terceiro lote é divulgada
Receita Federal já divulgou a data de pagamento do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda. Veja quando será pago e quem poderá receberA Receita Federal confirmou a data da liberação do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda deste ano de 2023. De acordo com as informações do Fisco, a ideia é liberar o saldo para parte dos contribuintes a partir do dia 31 de julho. O sistema vai ser semelhante ao que ocorreu nas últimas datas.
O processo de consulta, no entanto, deverá ser aberto antes. Já a partir do próximo dia 24 de julho, todos os contribuintes poderão verificar através da internet se estão dentro do grupo de pessoas que poderão receber esta restituição. Assim como nos meses anteriores, a verificação é liberada sempre uma semana antes dos pagamentos.
O pagamento do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda será feito de maneira automática na conta que o cidadão informou no momento da declaração. Caso ele tenha optado por receber o saldo via Pix, a Receita Federal fará a transferência na chave que foi informada na documentação.
Se a conta ou a chave que foi informada na declaração não existirem mais por qualquer motivo, não há problema. Neste caso, a Receita Federal vai enviar o dinheiro para o Banco do Brasil. O cidadão vai precisar entrar em contato com este banco para pedir a devolução do dinheiro. O processo não dura mais do que alguns minutos.
Quem poderá receber o terceiro lote
De acordo com as informações mais recentes da Receita Federal, o terceiro lote de pagamentos da restituição do Imposto de Renda vai atender os seguintes grupos:
- Contribuintes com prioridade legal que entregaram a declaração após 10 de junho ou que tiveram pendência com a malha fina, mas depois resolveram;
- Contribuintes com prioridade por terem escolhido a declaração pré-preenchida ou o pagamento via Pix;
- Contribuintes sem nenhuma prioridade.
Este será o primeiro pagamento da restituição deste ano de 2023 que também vai atender pessoas que não têm nenhuma prioridade na escolha. A quantidade exata de cada um dos grupos, no entanto, ainda não foi revelada pelo Fisco.
As datas da restituição
Caso o cidadão não esteja entre os selecionados para receber o novo lote de restituição, não há problema. Ele ainda terá outras três chances no decorrer deste ano de 2023. Dois repasses já foram feitos, como aponta o calendário abaixo:
1º lote | 31 de maio (já pago) |
2º lote | 30 de junho (já pago) |
3º lote | 31 de julho |
4º lote | 31 de agosto |
5º lote | 29 de setembro |
Vale lembrar que no terceiro lote, os repasses serão feitos não apenas para as pessoas que declararam o Imposto de Renda este ano, mas também em anos anteriores.