Restituição do Imposto de Renda: segundo lote está na conta; como movimentar
Receita Federal liberou o segundo lote da restituição do Imposto de Renda no final da última semana. Veja como movimentar o saldoA Receita Federal liberou na última sexta-feira (28), o segundo lote da restituição do Imposto de Renda. De acordo com as informações oficiais repassadas pelo Fisco, mais de 5,7 milhões de pessoas receberam o saldo em suas contas, e já podem movimentar a quantia.
O crédito liberado para estes pagamentos ultrapassou a marca dos R$ 8,5 bilhões. Vale lembrar que o lote atende também as restituições residuais dos exercícios anteriores, ou seja, de antes de 2024.
Quem recebe o segundo lote
Como dito, quase 6 milhões de brasileiros de todas as regiões do país já podem movimentar o saldo do Imposto de Renda. Abaixo, você pode conferir a lista oficiais de pessoas que foram atendidas:
- 140.360 idosos com mais de 80 anos;
- 1.024.071 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 66.287 pessoas com alguma deficiência física, mental ou doença grave;
- 459.444 profissionais cuja maior fonte de renda é o magistério;
- 3.812.767 contribuintes que utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX;
- 252.738 contribuintes afetados pelo estado de calamidade no Rio Grande do Sul (RS).
Para saber se você está entre os selecionados para este segundo lote, não é preciso sair de casa. A consulta pode ser feita de maneira remota através do site oficial da Receita Federal. Veja abaixo:
- Entre no site de consulta da restituição do IR;
- Informe o número do CPF e a data de nascimento;
- Em “Exercício”, selecione 2024;
- Clique na captcha “Sou humano” e clique em consultar.
Como movimentar a restituição
Mas afinal de contas, como é possível movimentar a restituição do Imposto de Renda? De acordo com a Receita Federal, o saldo é liberado na mesma conta que foi informada pelo cidadão no processo da declaração.
Se você optou por receber a restituição através do sistema de Pix, o saldo será enviado para a mesma chave que foi informada por você também no momento da declaração do Imposto de Renda deste ano de 2024.
Se a conta, ou chave pix, informada não existir mais por algum motivo, o Fisco vai enviar o saldo da restituição ao Banco do Brasil. Neste caso, será preciso se dirigir até uma agência BB para realizar a reativação do dinheiro em seu nome.
Não recebi a restituição
Se você não foi selecionado para receber a restituição do Imposto de Renda no segundo lote, ainda não precisa se preocupar. De acordo com o Fisco, outros três pagamentos estão marcados para este ano. Veja no calendário abaixo:
- Primeiro lote: 31 de maio;
- Segundo lote: 28 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto e último lote: 30 de setembro.