Auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez: qual pedir em caso de pressão alta?
A hipertensão atinge milhões de pessoas. Será que elas oferecem direito de solicitar auxílio doença e se afastar do trabalho? EntendaA hipertensão, conhecida popularmente por pressão alta, é uma condição na qual a força com que sangue bate contras paredes das artérias do corpo. Todavia, existem casos em que a pressão arterial pode ultrapassar bastante alta. Quando isso acontece o caso é considerado extremamente grave e é preciso urgência para controle de danos.
De forma geral, o paciente com pressão alta não apresenta sintomas graves, mas pode fazer com que você tenha acidentes vasculares ou até doenças cardíacas em maior grau.
As causas principais da hipertensão é uma resistência ou até endurecimento da parede dos vasos sanguíneos, mas existem fatores de risco como genética, obesidade, alcoolismo, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de sal.
Muitos brasileiros sofrem com a pressão alta e têm dúvida se podem pedir auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez neste caso. Vamos esclarecer a seguir.
O que é auxílio-doença?
O auxílio-doença é um benefício de natureza temporária cujo objetivo é auxiliar economicamente os segurados que tenham se acidentado ou contraído uma doença e precisam se ausentar do trabalho por mais de 15 dias.
É uma segurança de que o profissional continuará a receber um valor monetário enquanto está de licença do seu trabalho.
O que é aposentadoria por invalidez?
Já a aposentadoria por invalidez é cabível para os casos em que o trabalhador pode ficar incapacitado por alguma enfermidade ou ficar incapacitado permanentemente. E nesta situação, o profissional não tem como exercer sua atividade e ter seus rendimentos.
Afinal, quem é hipertenso pode requerer o auxílio-doença?
Por se tratar de uma enfermidade que não compromete a vida do trabalhador é um pouco difícil.
Porém se o cidadão precisar passar por algum período de tratamento específico, onde fique claro para o INSS que o mesmo não poderá continuar exercendo suas atividades trabalhistas temporariamente, o mesmo poderá interpretar que aquele trabalhador precisa ser beneficiado pelo auxílio-doença.
E a aposentadoria por invalidez? É possível pedir?
Cada caso é um caso. Como falamos acima, a hipertensão não é uma doença que impede que o trabalhador exerça suas atividades. Mas, dependendo da situação, o mesmo poderá, sim, requerer este benefício por invalidez.
O que indicará qual dos dois benefícios a pessoa vai receber é o grau de complicações decorrentes da doença. Desta forma, se a incapacidade for temporária é concedido o auxílio-doença, caso contrário, a pessoa é aposentada por invalidez.
O cidadão precisará passar por uma perícia do INSS antes de obter o benefício. Para agendar esta perícia é simples. Basta acessar a internet e agendar o horário pelo aplicativo MEU INSS ou ligar na central de atendimento 135.