Biometria nos ônibus vai valer como prova de vida? Confira!

Novo presidente do INSS quer usar o sistema de biometria dos transportes como prova de vida

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está analisando uma nova possibilidade de cruzar os dados de aposentados e pensionistas para provar que estão vivos perante a autarquia.

De acordo com o Presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, estudos querem utilizar os equipamentos de controle biométrico presentes nos sistemas de transporte público para facilitar a realização da prova de vida não só de aposentados como  outros beneficiários de auxílios federais.

A proposta começaria no  Distrito Federal (DF), onde o segurado do INSS poderia fazer a prova de vida ao passar por uma catraca com identificação biométrica em ônibus ou metrô. 

Essa medida visa tornar o processo de prova de vida menos burocrático, ampliando as opções para os beneficiários comprovarem sua condição de vida e, assim, continuarem recebendo os benefícios previdenciários.

Prova de vida 

Destaques sobre *** por e-mail

Atualmente a prova de vida ocorre com base no cruzamento de dados das plataformas do governo. Esse cruzamento serve para confirmar que o titular do benefício, nos meses posteriores ao seu último aniversário, realizou algum ato registrado em bases de dados próprias da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais.

São usados dados, como: votação em eleições; registro de transferências de bens; vacinação; consultas pelo Sistema Único de Saúde; ou renovação de documentos como RG, carteira de motorista ou passaporte, atuação do CadÚnico.

Projeto em Análise

A ideia de utilizar a infraestrutura já existente nos sistemas de transporte público visa facilitar o processo e ampliar as alternativas para os segurados realizarem a prova de vida. 

A proposta, que ainda está em fase de análise, poderá se expandir para outras regiões futuramente. O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, destacou a importância de tornar esse procedimento mais acessível e desburocratizado para os beneficiários.

A comprovação de vida evite irregularidades na concessão dos benefícios da Previdência Social e facilita a vida dos segurados.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis