Consultar extrato da aposentadoria do INSS: veja como fazer

Segurado pode acessar diretamente pelo site Meu INSS. Veja como proceder

Aposentados e pensionistas do INSS vão começar a receber seus proventos a partir do próximo dia 25 de setembro.

Todavia, existe alguma maneira de fazer essa consulta sem sair de casa? Pois informamos que sim!!  Pelo site Meu INSS!!

A plataforma digital Meu INSS foi lançada em 2019 onde é possível ter acesso a consultas de diversos benefícios como o andamento do pedido de aposentadoria, recibos de contribuições, agendamentos e marcação de perícia. Tudo isso sem sair de casa. Isso diminui o tempo gasto em filas, trânsito, evita aborrecimentos e aglomerações.

Um dos documentos que podem ser feitos através deste portal é o extrato de benefícios. Para o segurado que deseja  consultar se seu 13° foi depositado e quando vai receber é uma ótima opção. 

Além disso, neste documento o aposentado pode controlar descontos de empréstimos e realizar comprovações. É importantíssimo saber emitir este extrato de pagamento do INSS, pois nele contém a descrição de diversas informações com relação ao seu benefício.

Destaques sobre *** por e-mail

O  que é o extrato de pagamento do INSS?

Primeiro vamos entender o que é este documento. Trata-se de um relatório disponibilizado pelo INSS através da internet (ou em uma agência da Previdência Social) onde se encontram diversas informações sobre o benefício.

Nesse extrato, aposentados e pensionistas do INSS podem consultar a situação do benefício, data de pagamento, histórico de pagamentos de benefício, calendário de pagamento, dentre outras coisas.

Também é possível emitir o documento a qualquer momento através do site Meu INSS. Vamos explicar como a seguir.

Como consultar?

O cadastro pode receber consulta a qualquer momento e sem sair de casa. Tudo através do site Meu INSS. Veja o passo a passo:

  • Faça o login no site ou aplicativo Meu INSS;
  • Clicar em “Do que você precisa?”;
  • Procurar por “extrato de contribuição” e selecionar o serviço;
  • Por fim, clicar em “Baixar PDF” e terá o extrato do CNIS em mãos.

Encontrou algum dado errado? Veja como atualizar

Se o segurado encontrar alguma informação errada no CNIS, pode atualizar o cadastro da mesma forma: pelo Meu INSS.

Para isso, é importante ter todos os documentos em dia e em mãos e ficar atento no passo a passo de como atualizar o CNIS pela internet. Confira:

  • Fazer o login no Meu INSS e escolher a opção “Agendamentos/Solicitações”. 
  • Clicar em “novo requerimento” no canto direito e depois pesquisar por “dados”. Caso o desejo seja apenas atualizar os dados cadastrais, será necessário clicar na primeira opção “atualização dos dados cadastrais”. 

Por fim, nesse serviço o segurado pode corrigir os dados cadastrais e de contato, além de atualização da atividade nos casos de Empregado Doméstico, Contribuinte Individual, Facultativo, ou Segurado Especial.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis