domingo,
19 de outubro de 2025

Empréstimo consignado do INSS: Saiba como bloquear e desbloquear

A solicitação de créditos consignados pode ser realizada diretamente pelos canais digitais do instituto

- Anúncio -

Os chamados empréstimos consignados são aqueles cujo débito é descontado diretamente da folha de pagamento do contratante. Em suma, o valor das parcelas retirado de maneira automática do salário ou do benefício do INSS  (Instituto Nacional do Seguro Social). 

De modo geral, a categoria de consignados costuma ser destinada a servidores públicos ou a quem é titular de aposentadorias e pensões. Isto porque, tais grupos possuem uma renda mensal fixa, o que, justamente, é colocado como “garantia” de que o empréstimo será pago. 

De acordo com o INSS, a solicitação de créditos consignados tem a opção pelos canais digitais do instituto, sem a necessidade de sair de casa. Além disso, é possível que o procedimento seja feito pelo titular do benefício ou representante legal do mesmo. 

Consignado para aposentados e pensionistas  

Atualmente, os beneficiários do INSS contam com uma margem consignável de 40%. Este percentual representa o máximo da renda a ser comprometida no empréstimo. As atuais condições do crédito funciona da seguinte maneira: 

  • Margem consignável de 40%; 
  • É possível comprometer até 35% em empréstimos; 
  • Os outros 5% podem ser utilizados em cartões de crédito. 

Todavia, como proceder para bloquear ou desbloquear este serviço? Vejamos no próximo tópico.

Como bloquear /desbloquear o empréstimo

Em relação ao bloqueio/desbloqueio do empréstimo consignado, o procedimento é bem simples e prático, até porque nem mesmo é necessário se dirigir a alguma agência da Previdência Social. 

Nesta linha, basta acessar a plataforma do Meu INSS e seguir o guia descrito abaixo:

  1. Em primeiro lugar, acesse página do  “Meu INSS” pelo navegador, ou baixe o aplicativo de mesmo nome; 
  2. Será necessário informar o CPF e senha cadastrada (em casos de primeiro acesso, realize o cadastro); 
  3. Selecione a opção “Novo Pedido”; 
  4. Procure pelo serviço desejado. Para facilitar, digite na barra de pesquisa “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”.; 
  5. Agora basta, Preencher os dados solicitados e siga as instruções indicadas na tela;
  6. Pronto!

Porventura, se o seu caso foi desbloquear, o INSS tem até 30 dias para disponibilizar uma resposta a respeito do requerimento. 

Todavia, quem deseja bloquear a possibilidade de empréstimo,  as etapas são as mesmas que as apresentadas pelo passo a passo descrito anteriormente. 

Trata-se de  uma excelente maneira de se proteger frente a golpes e fraudes. Isto porque, a autarquia já avisa previamente que não há interesse, por parte do titular, pelos créditos consignados.

Ana Lima
Ana Lima
Ana Lima é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias