Governo deve mudar a prova de vida do INSS, entenda!
O governo do presidente da República, Jair Bolsonaro, confirmou que deve alterar a forma como a prova de vida deve ser feita pelos aposentados e pensionistas do INSS para garantir que estão vivos e que podem continuar recebendo o programa social da previdência. O informado é de que o processo deve se tornar mais fácil e terá como base os meses de aniversário dos beneficiados. No entanto, vale salientar que nenhum dado mais aprofundado sobre como deve ser foi liberado durante essa semana.
Atualmente, o aposentado pelo INSS deve ir até o banco em que recebe o seu programa social para confirmar a sua identidade através de um aparelho dentro da instituição. Não basta apenas usar a digital para sacar o valor do benefício.
Durante os anos de 2020 e 2021, a prova de vida acabou sendo suspensa devido ao fato de que estavam evitando o máximo de contaminações pela Covid-19. Deste modo, os grupos de beneficiados teriam que prorrogar o prazo para a declaração somente para o ano de 2022. Essa era uma forma encontrada pelo Governo como forma de garantir que até mesmo os agentes dos bancos não fossem contaminados pelo vírus ou uma nova variante.
Para o ano de 2022, o INSS também estuda o décimo quarto!
O INSS também vem estudando sobre a possibilidade de liberar o décimo quarto para a população durante o ano de 2022 como forma de estimular a economia. Já o ministério da Cidadania, conta com o objetivo de liberar o valor de décimo terceiro para os beneficiários do Auxílio Brasil que recebem o valor de R$ 400 por mês como média. No entanto, devido à falta de verbas, existem poucas chances de que o programa social realmente entre em vigor e, devido a isso, ainda está em análise pela Câmara dos Deputados.