INSS: como saber se a empresa está contribuindo corretamente?
As empresas fazem a contratação dos funcionários através do portal eSocial e, é por lá, que devem cumprir com todas as obrigações e direitos referentes aos funcionários, inclusive, em relação ao pagamento do INSS e também do FGTS.
No entanto, em alguns casos, pode acontecer do contratante não estar pagando a contribuição da forma correta ou ter registrado a carteira digital com um valor menor do que foi informado.
“Eu trabalhava com produtos de risco e teria que ter aposentadoria especial. Só que a empresa não informava isso ao INSS para pagar menos e agora não consigo me aposentar mais cedo”, disse Ademir, residente de Santa Catarina que foi entrevistado pelo OTrabalhador.
Para saber se está havendo a contribuição correta para a sua aposentadoria e outros benefícios como o seguro desemprego, auxílio doença e auxílio maternidade, basta acessar o aplicativo MEU INSS que está sendo disponibilizado através da Play Store:
- Acesse a Play Store e baixe o aplicativo MEU INSS;
- Depois que ele baixar, clique em “acessar com o GOV” e faça o seu login com o GOV usando CPF e senha. Se for o primeiro acesso, você pode criar um cadastro em que deve informar dados como nome da mãe, data de nascimento e outras informações;
- Depois de acessar o GOV e ter a permissão para acessar o aplicativo, basta clicar em “extrato de contribuições”;
- Agora, terá acesso a todos os valores que são pagos por mês pela empresa e poderá analisar se o pagamento está sendo realizado corretamente, se não estiver, pode entrar em contato com o setor de RH.
Mantenha a sua senha do GOV segura e em um local que não irá esquecer porque ela também é usada para acessar a carteira de trabalho digital, cadastro no ENEM e até mesmo o FGTS.