INSS convoca 300 candidatos excedentes
Conforme o comunicado, o curso de capacitação acontecerá em Brasília, DF, entre os dias 6 de março e 1º de abril de 2025Na noite de quarta-feira, 19 de fevereiro, foi publicada a lista dos 300 candidatos excedentes do último concurso do INSS. Esse documento pode ser acessado no site da Cebraspe, a instituição responsável pela organização do edital de 2022.
Conforme o comunicado, o curso de capacitação acontecerá em Brasília, DF, entre os dias 6 de março e 1º de abril de 2025.
As inscrições para a terceira turma do curso de formação para o concurso do INSS deverão ser realizadas pelo portal da Cebraspe, das 10h desta quinta-feira, dia 20, até as 16h de sexta-feira, dia 21 de fevereiro.
Os candidatos precisarão enviar a documentação mencionada no item 5.6.1. Ao final da capacitação, haverá uma avaliação dos excedentes, composta por provas objetivas e discursivas.
As avaliações do curso de formação ocorrerão no dia 6 de abril, e os candidatos precisam alcançar uma nota mínima de 7 pontos para serem considerados aprovados.
Após a finalização do curso, o INSS iniciará o processo de nomeação dos excedentes. Vale lembrar que o concurso anterior do INSS é válido até 4 de maio deste ano.
Mais convocações de excedentes?
Em 23 de dezembro, o INSS recebeu a autorização do Ministério de Gestão e Inovação (MGI) para convocar 300 candidatos que se encontravam na lista de excedentes do último concurso.
A princípio, o órgão havia solicitado a nomeação de 500 aprovados, mas a autorização foi para um número menor.
Em 3 de janeiro, o INSS esclareceu que não planeja realizar novas convocações antes do término do prazo de validade do concurso, o que resultará na não utilização total do cadastro de reserva.
Conforme informações da comissão dos aprovados, cerca de 1.800 candidatos ainda estão aguardando convocação. Com as 300 novas nomeações, esse total será reduzido para aproximadamente 1.500, sem previsão de novos chamados por enquanto.
Realizado em 2022, o concurso do INSS disponibilizou mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, com um salário inicial de R$5.938,52.
De acordo com os dados fornecidos pela autarquia ao Qconcursos Folha Dirigida, já foram convocados 1.262 aprovados para atender à demanda de pessoal.
Entretanto, 55 candidatos não assumiram os cargos, resultando em 1.207 servidores efetivamente nomeados e atuando.