INSS: datas de pagamento do 13° salário finalmente divulgadas!!
O pagamento do décimo terceiro do INSS ocorre em duas parcelasO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta segunda-feira o cronograma para o pagamento do 13° salário de aposentados e pensionistas. Segundo a entidade, mais de 30 milhões de brasileiros estão aptos a receber o benefício este ano.
Havia uma grande expectativa por parte dos segurados do INSS sobre a antecipação deste provento. Afinal, desde 2020, o Governo Federal estava antecipando o pagamento do abono natalino para aposentados e pensionistas, entre os meses de abril e maio. A liberação se deu devido a um decreto assinado pelo ex-presidente Bolsonaro.
Mas, ao que tudo indica até o momento, é que o pagamento do13° salário para os beneficiários do INSS está programado para o segundo semestre deste ano, contrariando o cronograma de 2022, quando o governo federal decidiu antecipar os pagamentos para maio e junho.
Dessa forma, o calendário não será como vem ocorrendo há três anos. Portanto, se não houver uma alteração de última hora, o 13° terá seu pagamento junto com os proventos de agosto e novembro.
Acompanhe a seguir na leitura o que se sabe até o momento sobre essa antecipação!
Quem tem direito ao 13º Salário do INSS em 2024?
O 13° de 2024 do INSS será concedido a todos os beneficiários da Previdência Social. A consulta aos valores pode ocorrer no site Meu INSS, no aplicativo ou pelo telefone 135.
O benefício abrange diversos casos, como auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.
Todavia, bom saber que o 13º salário do INSS 2024 não é um direito aos segurados do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Renda Mensal Vitalícia (RMV).
Como ocorre o pagamento do 13° do INSS?
O processo de depósito do 13º salário de 2024 normalmente segue o calendário de pagamentos da seguridade social, levando em consideração o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
A primeira parcela, geralmente correspondendo a 50% do valor total, é isenta de descontos e depositada junto com a renda referente ao mês do beneficiário. A segunda parcela, paga um mês depois, inclui descontos aplicáveis, como imposto de renda e empréstimo consignado, se houver.
A liberação dos recursos do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS pode impulsionar a economia brasileira. Segundo dados do Instituto, apenas no ano passado, os pagamentos contribuíram aproximadamente com R$ 20 bilhões de reais para o PIB nacional.
A seguir, veja as datas de pagamento do 13° salário do INSS neste ano de 2024.
Calendário do 13º salário do INSS
Com o calendário voltando ao normal, os pagamentos acontecerão nos meses de agosto e novembro. Os depósitos são separados por limite de pagamento e número final do benefício. Portanto, ficam assim:
1ª parcela – depósito em agosto
Para quem ganha um salário mínimo
- Final 1: 26 de agosto;
- Final 2: 27 de agosto;
- Final 3: 28 de agosto;
- Final 4: 29 de agosto;
- Final 5: 30 de agosto;
- Final 6: 2 de setembro;
- Final 7: 3 de setembro;
- Final 8: 4 de setembro;
- Final 9: 5 de setembro;
- Final 0: 6 de setembro.
Para quem ganha acima do mínimo
- Final 1 e 6: 2 de setembro;
- Final 2 e 7: 3 de setembro;
- Final 3 e 8: 4 de setembro;
- Final 4 e 9: 5 de setembro;
- Final 5 e 0: 6 de setembro.
2ª parcela – depósito em novembro
Para quem ganha até um salário mínimo
- Final 1: 25 de novembro;
- Final 2: 26 de novembro;
- Final 3: 27 de novembro;
- Final 4: 28 de novembro;
- Final 5: 29 de novembro;
- Final 6: 2 de dezembro;
- Final 7: 3 de dezembro;
- Final 8: 4 de dezembro;
- Final 9: 5 de dezembro;
- Final 0: 6 de dezembro.
Para quem ganha acima do salário mínimo:
- Final 1 e 6: 2 de dezembro;
- Final 2 e 7: 3 de dezembro;
- Final 3 e 8: 4 de dezembro;
- Final 4 e 9: 5 de dezembro;
- Final 5 e 0: 6 de dezembro.