INSS: hérnia de disco dá direito à aposentadoria?

A hérnia de disco é uma condição médica que pode ser incluída na aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença

A hérnia de disco é uma doença que provoca dores fortes na região da coluna. Ela acontece por conta de uma desidratação do disco que fica localizado entre as vértebras da coluna.

A hérnia pode acontecer em qualquer uma dessas regiões. E, muitas vezes, o paciente acaba ficando sem conseguir trabalhar por conta das dores e sequelas causadas pela doença. 

E como lidar com uma rotina de trabalho, sentido dores? É possível recorrer a uma aposentadoria pelo INSS?

Auxílio doença do INSS

Primeiramente é preciso solicitar o auxílio doença. Dessa forma, o trabalhador se ausenta por um tempo do trabalho tem o direito de se afastar das atividades após o 16º dia de atestado. Com isso, o trabalhador vai dar entrada no auxílio-doença e receber o benefício.

Destaques sobre *** por e-mail

No entanto, tudo isso tem um prazo, que normalmente leva alguns meses. Quando o fim do período estipulado pelo INSS chegar, uma nova perícia vai ocorrer para saber se o benefício deve ser prorrogado ou não. É com base em documentos e relatórios médicos que o perito dará o parecer final.

Por isso, é sempre importante manter os exames em dia e o diagnóstico também atualizado se as dores realmente persistirem. Portanto, se os documentos não forem entregues corretamente, é possível que você precise retornar ao trabalho ainda com as dores latentes.

A hérnia de disco dá direito à aposentadoria integral?

A aposentadoria por invalidez é concedida a um trabalhador que foi considerado incapaz de exercer novamente as atividades de trabalho devido à permanência da incapacidade que, no caso, seria a hérnia de disco. No entanto, não é tão simples.

Com o fim do prazo do auxílio-doença e prorrogação do benefício, mesmo que o auxílio seja pago por, por exemplo, dois anos, ele não será convertido automaticamente em uma aposentadoria por invalidez.

Esse tipo de benefício só é concedido após uma perícia médica do INSS, que vai comprovar a incapacidade permanente do trabalhador. Se, de fato, a perícia constatar a permanência do problema, o benefício da aposentadoria por invalidez é concedido.

Além da perícia médica, é importante saber se há outro requisito que pode ser fundamental para a concessão do benefício. 

Se os problemas causados pela hérnia de disco impedem a atividade de trabalho atual, mas dá a possibilidade de exercer outras funções na empresa que não interfiram no problema, é possível que o INSS permita que o trabalhador retorne ao trabalho, mas com adequação da função.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis