terça-feira,
21 de outubro de 2025

INSS para autistas: veja quais são os seus direitos

- Anúncio -

Não se fala muito sobre os direitos que os autistas possuem em relação às vagas de emprego, INSS e até mesmo na vacinação da Covid-19 (que muitas cidades, como Brusque, SC, os excluíram das preferências). 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e os dados do ano de 2017, uma a cada 170  pessoas sofrem com o espectro do autismo. Os sintomas podem variar de acordo com cada criança, adolescente ou adulto, entretanto, existem algumas marcas comuns que são registradas: dificuldade em se relacionar e olhar nos olhos, atraso na fala, problemas com autoestima, anti-social.

Felizmente, o governo federal vem desenvolvendo alguns programas que são voltados para as pessoas que sofrem com o espectro e podem ter a vida profissional interrompida por causa disso. 

Baixe nosso aplicativo!

Fique por dentro das notícias dos seus benefícios e direitos.

Download Grátis

INSS para autismo

Se for comprovado, para o INSS, que o autista possui graus altos de dificuldade em se relacionar dentro de um emprego ou que não consegue se manter nele, pode-se fazer a solicitação da aposentadoria com um salário mínimo

Entretanto, para que consiga a aposentadoria por invalidez, é crucial que o autista tenha contribuído com, pelo menos, 12 parcelas para o INSS. Dependendo da família, muitas vezes se cria o MEI, o autista fica em casa e paga o DAS de R$ 60 por mês durante um ano e depois passa a ter direito à invalidez e outros programas. 

O DAS é pago pelo microempreendedor individual para que tenha uma marca registrada e, ao mesmo tempo, trabalhe como autônomo sem registrar a carteira como CLT. Se o autista não consegue emprego, pode optar por contribuir como autônomo ou pela aposentadoria “por fora”. 

Se conseguir cumprir com atividades normais, pode se aposentar como deficiente.  Também é possível obter a BPC (Benefício de Prestação Continuada) e com ela, obter laudos médicos e comprovar que a renda da família não consegue manter o cidadão. 

 

Compartilhe:

Daiane Souza
Daiane Souza
Formação em jornalismo pela Uniasselvi. Jornalista (0007147/SC) com experiência em conteúdo e marketing desde 2017. Atualmente, atendo clientes como freelancer para Jornalismo, digital PR e assessoria de imprensa.

Notícias relacionadas

Mais lidas da semana

Qual sua situação atual?

Trabalhando
Desempregado
Aposentado
Outro

Qual seu principal objetivo?

Aposentadoria
Auxílio
Outro

Qual sua faixa de idade?

Jovem
Adulto
Idoso

Você já contribuiu para o INSS?

Sim
Não
Pouco

Qual seu principal interesse?

Planejamento
Benefícios
Notícias