INSS pode te convocar para operação pente fino. Veja o que fazer!

A convocação será realizada de forma automática pelo INSS
- Anúncios -

Atenção segurados do INSS!! Quem não realizou a perícia médica pode ter o seu benefício interrompido. De acordo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mais de 45 mil segurados devem receber convocação para a reabilitação profissional do INSS.

Neste caso, as convocações são para as pessoas que estão recebendo o auxílio-doença ou a aposentadoria por invalidez. 

- Anúncios -

Os segurados que passaram a receber o auxílio por incapacidade temporária (mais conhecido como auxílio-doença) por motivo de doença, acidente ou deficiência cuja perícia médica esteja vencida há mais de um ano, deverão passar por um pente-fino.

A avaliação para ser observado se o trabalhador precisa continuar recebendo o benefício ou já pode voltar ao trabalho.

O cronograma foi suspenso pelo INSS por causa da pandemia da Covid-19, porém, em setembro deste ano, ele teve reativação.

Destaques sobre *** por e-mail

Como será a convocação do INSS?

Assim, os segurados deverão passar pela revisão até abril de 2023. A convocação ocorre de forma automática pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os segurados serão convocados via e-mail, ligação telefônica ou mesmo carta/ofício entregue no endereço residencial cadastrado.

Para isso, é necessário estar com os dados atualizados no Meu INSS.

De acordo com o INSS, em nenhuma hipótese, o órgão solicita dados pessoais do beneficiário ou senhas por telefone, já que o contato tem a finalidade de informar e agendar quem já se encontra na base de dados.

Assim, você poderá acompanhar o andamento da convocação ou confirmar dados pelo aplicativo, disponível para celulares, ou diretamente na central de atendimento 135.

Perícia médica de reabilitação profissional

Após agendamento, você deverá comparecer pessoalmente no dia e horário da marcação para ser realizar o exame médico. Lembrando que deverão ser comprovados por meio de laudo médico, os quadros clínicos que tenham sido agravados desde a última perícia médica. 

O INSS informou que a intenção é verificar se o segurado já pode retornar ao mercado de trabalho.

O encaminhamento para o programa de reabilitação profissional, a pessoa passa a desenvolver atividades que ajudem na sua reintegração ao mercado de trabalho. Durante o período de um ano, também receberá um benefício. 

Caso este período seja insuficiente para a reabilitação profissional, ela continuará participando do programa mas, para isso, precisará também passar pela reavaliação da perícia médica a cada quatro meses.

Maiores informações

O segurado que desejar informações completas sobre a convocação para a perícia médica do INSS deverá acessar o site ou aplicativo Meu INSS. Para tirar dúvidas você poderá ligar para a central de atendimento 135 (das 7h às 22h).

- Anúncios -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis