INSS tem mudanças na política de aposentadoria
A alteração dessa reforma introduz o método de pontuação conhecido como fórmula 86/96 para a base de cálculoO Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem algumas mudanças importantes em relação a política de aposentadoria do Brasil, trazendo novas bases para a solicitação deste benefício.
Dentre as principais mudanças está a eliminação da idade mínima para a aposentadoria, sendo que a partir de agora será apenas considerado o tempo de contribuição. Com essa nova diretriz, os trabalhadores poderão ter mais possibilidade de planejamento, além de se adaptar às condições individuais.
Essa mudança passa a ser vantajosa para aqueles que desejam antecipar sua aposentadoria ou que já tenham cumprido o seu tempo de contribuição, mas seguiam obrigados a continuar em atividade por conta do critério da idade mínima exigida.
Com o tempo de contribuição sendo a peça fundamental para o benefício, a nova regulamentação estipula que as mulheres precisam ter contribuído por 30 anos e homens por 35 anos para terem o direito a se aposentar.
Sem a preocupação com a idade, essa mudança coloca a importância na contribuição ao longo da vida laboral.
Confira como Funciona a Nova Fórmula de Aposentadoria
A alteração dessa reforma introduz o método de pontuação conhecido como fórmula 86/96. Através dele é calculada a elegibilidade para aposentadoria, tendo como pontos de consideração a combinação de idade e tempo de contribuição do trabalhador, onde:
- Cada ano é contabilizado como um ponto
- Cada ano de contribuição também é convertido em um ponto
- O trabalhador poderá solicitar a aposentadoria assim que alcançar a pontuação necessária, desvinculada da idade
Confira como Solicitar Aposentadoria pelo INSS Online
Para iniciar o processo de solicitação de aposentadoria, o INSS facilitou e agora pode ser feito completamente online. Esse meio é mais moderno e tem como objetivo avançar na experiência do usuário, propiciando mais comodidade e eficiência para esse público.
Confira como é o processo:
- Acesse o site ou aplicativo do INSS e faça login com seus dados pessoais
- Envie digitalmente todos os documentos necessários para a análise do pedido
- Acompanhe o andamento da sua solicitação através da mesma plataforma
Vale ressaltar que em alguns casos é possível dar entrada na aposentadoria antes mesmo de completar a idade mínima exigida, confira a lista:
Aposentadoria por Tempo de Contribuição, que não exige idade mínima. Ele tem como base um tempo mínimo de contribuição, que varia para homens e mulheres.
Aposentadoria por Idade:, que é possível dar entrada no pedido com até 180 dias (6 meses) de antecedência da data em que você a pessoa completaria a idade mínima exigida.
Aposentadoria Especial, que é para trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde e podem se aposentar antes da idade mínima.
Outras situações, como a aposentadoria para pessoas com deficiência, que podem ter regras diferentes em relação à idade mínima.