Pagamentos do 13º do INSS: Como Saber Quando Você Vai Receber?

Veja o que sabe até aqui sobre as datas dos pagamentos do 13º salário para os segurados do INSS neste ano de 2025
- Anúncio -

Você certamente já ouviu falar no 13º salário. Esse é um benefício esperado por milhões de trabalhadores brasileiros. Aposentados, pensionistas e outros segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também têm direito ao saldo.

Para esse ano de 2025, no entanto, os segurados do INSS ainda não sabem exatamente quando devem receber o benefício. Isso porque o governo federal ainda não definiu quando os repasses serão feitos de fato.

Antecipação do 13º salário

Normalmente, os pagamentos do 13º salário tanto para os trabalhadores formais, como para os segurados do INSS, são feitos no final do ano, sobretudo nos meses de novembro e dezembro.

Nos últimos anos, no entanto, o governo federal optou por antecipar o pagamento do 13º salário para os segurados do INSS, liberando as parcelas extras já no primeiro semestre do ano.

Em 2023 e 2024, por exemplo, a primeira parcela do 13º salário do INSS foi paga foi paga entre abril e maio, enquanto a segunda parcela foi depositada entre maio e junho.

Embora ainda não exista uma definição oficial sobre o que vai acontecer em 2025, informações de bastidores indicam que é muito provável que o governo federal decida antecipar o saldo para o primeiro semestre, a exemplo do que aconteceu nos anos anteriores

Como funciona o pagamento do 13º salário

O 13º salário é um direito garantido por lei a todos os segurados do INSS que recebem benefícios como:

  • aposentadorias;
  • pensões;
  • auxílio-doença;
  • auxílio-acidente

Normalmente, esse benefício é pago em duas parcelas. Veja abaixo:

  • Primeira parcela: Corresponde a 50% do valor do benefício mensal. Geralmente, é liberada entre abril e maio nos casos de antecipação.
  • Segunda parcela: Inclui o restante do valor e a incidência do desconto de Imposto de Renda, quando aplicável. Normalmente, é paga entre maio e junho na hipótese de antecipação.

É sempre importante destacar que os segurados que passaram a receber benefícios previdenciários depois do mês de janeiro de 2024, terão o valor do 13º salário calculado de maneira proporcional ao período.

Quem não tem direito ao saldo

Também é importante lembrar que nem todos os segurados do INSS podem receber o 13º salário. Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, não tem direito a esse tipo de adicional.

Isso acontece porque a lei que criou o BPC indica que esse é um benefício de caráter assistencial, e não trabalhista. Por essa lógica, não faria sentido realizar o pagamento de natureza de trabalho para esse público

Aos segurados do INSS, a principal dica é ficar de olho no noticiário no decorrer dos próximos meses, para saber exatamente quando o governo federal vai pagar o 13º salário nesse ano de 2025.

Até lá, lembre-se de não clicar em links que prometem uma solicitação de antecipação desses pagamentos, porque existe uma grande possibilidade de se tratar de um golpe.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis