Problemas com a saúde mental são responsáveis por 38% das licenças no INSS

Problema na saúde mental pode desencadear ansiedade, depressão e até síndrome do pânico
- Anúncio -

Basta uma rápida pesquisa sobre os assuntos que estão em ampla discussão no mercado de trabalho e você verá que a saúde mental é um deles. O motivo? Esse é um aspecto que afeta não apenas a vida pessoal das pessoas, mas, também, a profissional.

Fique sabendo que  os transtornos de saúde mental são responsáveis por 38% de todas as licenças no INSS, mostrando um aumento significativo nos últimos anos.

Entre 2020 e 2022, os casos de afastamento por essas razões cresceram 30%, conforme dados da pesquisa Panorama da Saúde Mental nas Organizações Brasileiras, realizada em 2023.

Sem a devida atenção, a falta de bem-estar pode interferir na capacidade de assumir responsabilidades e cumprir metas, no engajamento com os compromissos das empresas, nos relacionamentos interpessoais e muito mais.

Diante disso, discutir, estudar e planejar quanto às ações voltadas para a saúde mental do trabalhador se torna um diferencial para as organizações que querem ter uma equipe sólida e unificada de colaboradores. 

Acompanhe a leitura e saiba mais!

O que é saúde mental no trabalho?

A saúde mental sempre foi vista como algo a ser abordado apenas no campo da saúde, principalmente dentro de instituições como hospitais e clínicas. Ou seja, algo relacionado quase exclusivamente aos cuidados com a vida pessoal.

Porém, os últimos anos vieram para mostrar que esse é um assunto que também deve ser abordado, debatido e frisado nas organizações. Afinal, vários episódios que acontecem dentro do ambiente de atuação, ou durante o convívio com os demais funcionários, acabam afetando o equilíbrio emocional e psicológico de muitas pessoas.

O resultado disso é visto não só no baixo desempenho dos colaboradores, mas no desenvolvimento de transtornos mentais. Problemas que impactam a saúde física e, consequentemente, tiram a qualidade de vida.

Além disso, dependendo da gravidade, ainda impossibilita que eles continuem com a carreira até se tratarem adequadamente. Diante disso, a empresa também sai perdendo. 

Quais são os problemas que prejudicam a saúde mental do trabalhador dentro e fora da empresa?

Há uma variedade grande de transtornos mentais que afetam os colaboradores. Entre eles, podemos destacar quatro:

  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Síndrome do pânico;
  • Síndrome de Burnout.

Qual a importância da saúde mental do trabalhador?

Sem saúde mental, o trabalhador não emprega a mesma qualidade e profissionalismo nas atividades diárias dele. Afinal, a mente da pessoa está comprometida e as emoções, muitas vezes, ficam à beira de um colapso nervoso. 

Além disso, o espaço onde ele atua e interage com a equipe deixa de ser um local acolhedor e necessário, passando a ser aversivo.

Ou seja, a carreira, parte essencial e prazerosa da rotina, corre o risco de tornar-se um fardo. Com a saúde mental afetada, a energia e a disposição necessárias para a produtividade e a tomada de desafios é dissipada.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis