Top 5 golpes mais comuns do INSS e como se proteger de cada um

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a fazer alerta sobre golpes que estariam sendo cometidos contra segurados de todo o Brasil
- Anúncio -

Se você é um dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), certamente já se viu com algum medo de ser vítima de um golpe. Afinal de contas, esse tipo de crime está se tornando cada vez mais comum na nossa sociedade, e milhares de vítimas já foram prejudicadas.

Por si só, ninguém quer ser vítima de um golpe. Mas os aposentados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) têm ainda mais medo do que o normal, porque se sabe que essas pessoas recebem pouco dinheiro todos os meses, e que na maioria das vezes esse pouco dinheiro representa 100% do orçamento dessas famílias.

Neste sentido, vamos indicar abaixo quais são os golpes mais comuns já identificados pelo INSS contra os seus segurados. Além disso, também vamos identificar quais são as principais dicas para se livrar de cada um deles 

Os golpes do INSS

  • Servidor falso

Um dos golpes mais comuns nesse momento se trata do servidor falso. Como o próprio termo já indica, ele acontece quando um criminoso vai até a casa do segurado se apresentando como um trabalhador do INSS. Para se proteger desse golpe, a dica é não abrir a porta porque o Instituto não realiza esse tipo de visita.

  • Phishing

Outro tipo de golpe extremamente comum atualmente é o Phishing. Nesse tipo de crime, o criminoso envia uma mensagem de texto através do e-mail, de redes sociais ou mesmo de aplicativos de troca de mensagens. Quando o indivíduo clica nesse link, é direcionado para uma outra página.

A partir desse sistema, o criminoso consegue acessar dados e até roubar dinheiro desses cidadãos. Por isso, aqui a dica é não clicar em links que são enviados para você em redes sociais ou aplicativos de mensagens.

  • Ligação falsa

Nos últimos meses, o INSS também está recebendo denúncias de ligações falsas. Criminosos estão entrando em contato por telefone com os segurados e afirmando que eles precisam enviar os seus dados urgentemente para não perderem o benefício.

É fato que o INSS pode entrar em contato com o cidadão para realizar alguns procedimentos, mas em nenhuma hipótese a autarquia vai pedir dados como a sua senha ou os números do seu cartão, por exemplo.

  • Pedido indeferido

Outro tipo de golpe é o do pedido indeferido. Nesse caso, as vítimas são normalmente as pessoas que deram entrada  em um benefício do INSS e estão esperando por uma resposta.

O criminoso entra em contato com esse cidadão para afirmar que o pedido foi indeferido, a não ser que o indivíduo envie alguns documentos. É nesse momento que o golpe é concretizado.

  • Golpe do familiar falso

Também é comum que criminosos se passem por familiares e amigos próximos e entrem em contato com os segurados para pedir informações do INSS. Normalmente isso acontece quando esses criminosos conseguem clonar contas do WhatsApp, por exemplo.

Aqui, a dica é combinar com os membros da sua família e com amigos de confiança algum tipo de senha que só vocês saibam para que vocês entendam se a pessoa que está entrando em contato é justamente a pessoa em quem você confia.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis