Veja os documentos para pedir aposentadoria
Se organizar antes de entrar com a solicitação já vai agilizar bastante o processo. EntendaEstá chegando a hora de se aposentar e você não tem ideia dos documentos que vai precisar? Então essa leitura é para você.
Afinal, tudo que você não quer é ter algum problema nesse momento tão importante da sua vida, não é mesmo?
Apresentar toda a documentação correta na hora do pedido é essencial para conseguir a sua aposentadoria com tranquilidade. Portanto, comece a organizar todos os documentos necessários para receber a melhor aposentadoria do INSS.
Primeiro passo que você precisa saber é qual a categoria de aposentadoria do INSS você tem direito. Isso porque, com tantas categorias de aposentadorias existentes hoje, com cada uma exigindo documentações diferentes, é comum que várias pessoas tenham diversas dúvidas na hora de dar entrada no benefício.
Quais são as aposentadorias do INSS?
Apesar de ser previsto na lei que o INSS deve orientar o trabalhador sobre qual modalidade de aposentadoria é a mais benéfica para ele naquele momento, não é isso que acontece na prática.
Por isso, é recomendado que você, antes de dar entrada no benefício, faça todo o planejamento para saber qual será a aposentadoria mais vantajosa para o seu caso.
Documentos básicos para todas as aposentadorias
Independente de qual aposentadoria você tem direito no INSS, alguns documentos básicos deverão ter apresentação. Confira:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- Carteiras de trabalho;
- Carnês de contribuição para os contribuintes autônomo;
- Extrato previdenciário (CNIS);
- PIS/PASEP e NIT (Número de Identificação do Trabalhador).
Agora que você viu qual é a documentação básica que você precisa ter em mãos para solicitar qualquer aposentadoria do INSS, confira quais são os documentos adicionais a exigir.
Documentos adicionais
Dependendo do seu caso, você precisará apresentar alguns documentos específicos na hora de dar entrada na sua aposentadoria do INSS.
Na aposentadoria especial
Para a aposentadoria especial, é imprescindível apresentar um documento chamado PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário. Nesse documento, são listadas informações sobre o seu trabalho, as suas atividades, se você era ou não exposto a risco e a agentes nocivos que prejudicaram a sua saúde e integridade física.
Ainda, no PPP, devem conter informações sobre os equipamentos de proteção individual (EPI), se você os recebeu, quais recebeu e se eles realmente serviram para te proteger.
Assim, esse documento é fundamental para você pedir a sua aposentadoria especial do INSS, já que, essa requer a comprovação de tempo de serviço em atividades nocivas à saúde do trabalhador.
Outro documento importante para quem pretende dar entrada na aposentadoria especial, é o Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT.
Esses documentos tem emissão pela empresa em que trabalha ou, se você for autônomo, por médico do trabalho e/ou engenheiro em segurança do trabalho.
Na aposentadoria por invalidez
Na aposentadoria por invalidez, além da documentação básica, é necessário que você comprove também que está incapacitado permanentemente ao trabalho. Dessa forma, é essencial que você tenha:
- Laudos;
- Exames;
- Receitas;
- Prontuário;
- Atestados médicos.
Tendo em vista ser muito difícil conseguir um benefício por incapacidade com pouca documentação, é imprescindível que você apresente o máximo de documentos médicos que conseguir.
Portanto, essa é a documentação básica para entrar com a solicitação. Providencie tudo e no momento certo entre no site Meu INSS e solicite a sua aposentadoria.