Auxílio Brasil 2022: fila de espera chega a 3 milhões

O governo federal declarou que a fila de espera do Auxílio Brasil 2022 estava zerada no mês de janeiro, mas agora a situação mudou. Entenda!
- Anúncio -

O governo federal declarou que a fila de espera do Auxílio Brasil 2022 estava zerada no mês de janeiro e todas as famílias que tinham direito estavam recebendo. Infelizmente a situação não se manteve e há diversas pessoas que teriam, em tese, direito aos valores e não estão recebendo.

Veja também:

Como fazer para desbloquear o Auxílio Brasil e voltar a receber?

Atualmente a fila de espera já acumula 3 milhões de famílias aguardando a liberação do Auxílio Brasil 2022, o que é preocupante.

Neste mês de abril novas famílias não devem ser incluídas, já que a folha de pagamento já fechou. Nesta semana, as famílias já inscritas, com o NIS (Número de Identificação Social) com final de 6 a 0 recebem.

A única opção de reduzir essa fila é na folha de pagamento de maio, que ainda não foi divulgada.

Famílias cadastradas:

Ao todo 33,7 milhões de famílias estavam cadastradas no Auxílio Brasil em fevereiro de 2022, com as seguintes características:

  • Em situação de extrema pobreza: 17.544.358 milhões (52%); 
  • Em situação de pobreza: 2.982.086 milhões (9%); 
  • Baixa renda: 6.543.891 milhões (19%); 
  • Acima de meio salário mínimo: 6.700.994 milhões (20%).

Há prazo para zerar fila de espera do Auxílio Brasil 2022? 

Infelizmente não há qualquer prazo para zerar a fila de espera, já que o presidente Jair Bolsonaro vetou parte da lei que proibia que pessoas que tivessem direito não recebessem imediatamente. 

Na época, o mandatário afirmou na justificativa que: “a proposição contraria o interesse público, pois a vinculação de atendimento de todas as famílias elegíveis acarretaria em ampliação das despesas”, se defendeu. 

E continuou: a “proposta estaria em divergência com o disposto em seu § 1º, o qual confere ao Poder Executivo federal a prerrogativa de compatibilizar a quantidade de beneficiários e de benefícios financeiros previstos com as dotações orçamentárias disponíveis”.

Desta forma, a espera pode ser diferente para cada família e não há qualquer prazo de liberação dos valores do Auxilio Brasil 2022, infelizmente.  

Enquanto a fila não é zerada, as famílias precisam se equilibrar nas contas e numa inflação que tem aumentado consideravelmente depois da pandemia. 

Quem tem direito ao Auxílio Brasil 2022?

Tem direito ao Auxílio Brasil 2022 as famílias que atendam aos seguintes critérios de renda:

  • Todas as famílias em situação de extrema pobreza (renda per capita de até R$ 105 por pessoa);
  • Famílias em situação de pobreza  (renda per capita até R$ 210 por pessoa) que tenham mulheres gestantes ou filhos com até 21 anos incompletos.
  • Além disso é preciso estar cadastrado no CadÚnico*.

*É importante lembrar que a atualização de dados deve ser feita sempre que houver alterações ou, pelo menos, a cada dois anos, mesmo que as informações permaneçam iguais.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis