Auxílio Brasil: como saber se preciso atualizar Cadúnico este ano?

Segundo o Ministério da Cidadania, qualquer cidadão pode conferir se precisa atualizar Cadúnico sem precisar sair de casa

O Ministério da Cidadania alerta: parte dos usuários do Cadúnico precisam atualizar os seus perfis o mais rápido possível. Caso contrário, eles poderão perder o direito de receber os benefícios. Mas calma. É possível saber se você precisa atualizar o seu sistema sem sair de casa.

Para tanto, basta acessar o app do Cadúnico ou mesmo o site oficial de mesmo nome. Pelas duas vias, é possível conferir a sua situação dentro da lista do poder executivo.

Além disso, o Governo Federal afirma que envia mensagens para as pessoas que precisam atualizar os seus perfis. As notificações normalmente chegam através dos extratos de pagamentos do programa, ou mesmo nas contas de luz. O cidadão precisa ficar atento às informações para não deixar o aviso passar despercebido.

Em regra geral, o sistema do Cadúnico precisa ser atualizado sempre ao menos uma vez a cada dois anos. Além disso, o cidadão precisa atualizar o perfil sempre que houver uma mudança estrutural em sua família. Pode ser, por exemplo, uma morte, um nascimento, um novo emprego ou uma mudança de endereço. Nestes casos, é necessário atualizar o sistema.

Por causa da pandemia de Covid-19 no país, o Ministério da Cidadania decidiu aplicar uma espécie de escalonamento nos pedidos de atualização. Para este ano de 2022, a pasta pede para que as pessoas que atualizaram o sistema pela última vez nos anos de 2016 e 2017 realizem a atualização mais uma vez.

Destaques sobre *** por e-mail

Vários programas sociais do Governo Federal usam o Cadúnico como base de informações para a inserção de novas pessoas. É o caso, por exemplo, do Auxílio Brasil, que seleciona os usuários através desta lista. Aqui, também podemos citar projetos sociais como o vale-gás nacional e a Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo.

E se eu não atualizar?

Caso o cidadão não atualize o seu sistema do Cadúnico, ele corre riscos de perder o direito de receber os programas dos quais faz parte. Se ele já está na folha de pagamentos do Auxílio Brasil, por exemplo, ele poderá perder o benefício.

Se ele não faz parte de nenhum projeto social e não atualiza o Cadúnico, ele passa a ter menos chances de entrada não apenas no Auxílio Brasil, mas em uma série de programas sociais federais, e também os pagos pelos governos municipais e estaduais.

Cadúnico

Para atualizar o Cadúnico por tempo, o cidadão pode usar o app do próprio sistema. Por lá, basta confirmar as informações que estão dispostas. Caso nada tenha sido alterado nos últimos tempos, o cidadão pode confirmar as averiguações online, isto é, sem sair de casa.

No entanto, caso o cidadão precise alterar algum dado que está na lista, é necessário comparecer presencialmente em um local indicado pela prefeitura da sua cidade. Normalmente, este local é o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis