Bolsonaro causa polêmica em declaração sobre usuários do Auxílio

Durante entrevista para o canal Rede Viva, presidente deu declaração sobre os usuários do Auxílio Brasil. Programa está atendendo mais de 20 milhões de pessoas
- Anúncio -

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criar polêmica ao falar sobre os usuários do programa Auxílio Brasil. Em entrevista para a emissora Rede Viva, o candidato à reeleição disse que os beneficiários do projeto passaram anos se acostumando a não se preocuparem em conseguir um emprego formal.

“Tirar as pessoas da linha da pobreza é um trabalho gigantesco, são pessoas que foram, ao longo dos anos, acostumadas a não se preocuparem, ou o Estado negar uma forma de elas aprenderem uma profissão. Nós pensamos e trabalhamos de forma diferente”, afirmou o presidente na entrevista.

“Por exemplo, você quer vender uma carrocinha de cachorro-quente na praça. Você não tem que ter estudo para isso, com todo respeito. Você tem que entrar com o pedido de alvará, e a prefeitura, conceder”, seguiu Bolsonaro durante a sua entrevista que aconteceu na última semana.

A declaração do candidato do PL parte da ideia de que a grande maioria dos usuários do antigo Bolsa Família não conseguem uma porta de saída. Contudo, os dados oficiais não corroboram com esta ideia. Levantamento feito pelo jornal O Estado de São Paulo, mostra que 69% das famílias que começaram recebendo o dinheiro conseguiram se emancipar.

Na mesma entrevista, o presidente Jair Bolsonaro voltou a questionar os dados da fome no Brasil. Ele criticou o seu principal adversário, o ex-presidente Lula (PT). “O outro candidato foi para Santa Catarina e disse que lá tinham 500 mil pessoas passando fome. Tem gente passando fome? Tem, mas não nesse número todo”, concluiu.

Bolsonaro e a fome

Esta não é a primeira vez que Bolsonaro questiona os dados da fome no Brasil. Em entrevistas recentes, o chefe do executivo vem afirmando que não vê pessoas pedindo comida na rua, e que os dados estariam manipulados.

“Então, essa preocupação de se antecipar problemas têm feito com que o povo brasileiro sofra menos do que a população aí fora. Esse discurso de 15 milhões passando fome não é verdade esse número”, seguiu ele.

“Se for a qualquer padaria aqui, não tem ninguém pedindo ali pedindo para você comprar o pão para ele, isso não existe. Eu falando isso estou perdendo votos, mas a verdade você não pode deixar de dizer”, completou o presidente na mesma entrevista. Vários setores da sociedade repudiaram as afirmações.

Relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), indica que 15,4 milhões de brasileiros enfrentam insegurança alimentar grave no Brasil neste momento. No país, estima-se que mais de 61 milhões de indivíduos enfrentem algum grau de insegurança alimentar.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis